Subsíndico de condomínio ameaçou buscar arma após dar soco em adolescente, dizem testemunhas

Segundo testemunhas, confusão começou após adolescente se desentender com filhos do agressor. Lucas Dantas dos Santos nega ter arma de fogo.

Por Marcelo Tobias, TV Globo


  • Um adolescente de 16 anos foi agredido pelo subsíndico de um condomínio depois de uma festa em comemoração ao Dia das Crianças no último dia 12, no Paranoá, no Distrito Federal.

  • Câmeras de segurança registraram o momento em que o subsíndico acertou o rosto do jovem com um soco.

  • Moradores disseram que adolescente se desentendeu e discutiu com os dois filhos do agressor enquanto eles brincavam no estacionamento do prédio.

Adolescente leva soco de subsíndico do condomínio, no DF.

Um adolescente de 16 anos foi agredido pelo subsíndico de um condomínio depois de uma festa em comemoração ao Dia das Crianças no último dia 12, no Paranoá, no Distrito Federal. Câmeras de segurança registraram o momento em que o subsíndico acertou o rosto do jovem com um soco (veja vídeo acima).

De acordo com depoimentos de testemunhas à Polícia Civil, durante a discussão, o subsíndico ameaçou buscar a arma dele em casa. Uma das mulheres que prestou depoimento disse que o homem já foi visto andando armado dentro do condomínio.

Em nota, Lucas Dantas dos Santos disse reconheceu a conduta "inadequada e que a violência não deve ser usada como meio de resolver conflitos". Ele negou a ameaça e disse que não tem arma.

"As imagens das câmeras de segurança que foram divulgadas de maneira parcial não retratam todo o contexto do ocorrido, incluindo as provocações e ameaças feitas pelo adolescente antes da intervenção do Sr. Lucas", disse a nota.

De acordo com moradores, depois da festa, as crianças continuaram brincando perto do estacionamento, quando o adolescente se desentendeu e acabou discutindo com os dois filhos do subsíndico. A briga motivou as agressões pelo subsíndico.

O caso foi registrado na 6ª Delegacia de Polícia, no Paranoá. À TV Globo, a delegada responsável pelo caso, Íris Helena Rosa, o agressor deve prestar depoimento apenas na semana que vem. Ele pode responder por injúria, ameaça e lesão corporal.

Ameaças

Adolescente leva soco de subsíndico do condomínio, no DF. — Foto: TV Globo

As imagens registradas pela câmera de segurança mostram o homem caminhando em direção ao adolescente, com um dedo apontado para ele (veja vídeo no início da reportagem). Em seguida, o agressor diz algo para a vítima e, logo depois, dá um soco nela. O homem continua discutindo com o adolescente até que os dois não podem mais ser vistos na gravação.

A irmã da vítima, que não quer ser identificada, disse que está com medo de continuar no condomínio porque já foi ameaçada. Ela é a responsável pelo adolescente.

"Eles tiveram um 'desentendimentozinho' nas brincadeiras que estava tendo no Dia das Crianças. Aí, um deles foi lá chamar o pai, e o pai já chegou partindo pra cima do meu irmão. Nem perguntou o que aconteceu, não. Já chegou desferindo soco nele, sem ele ter nenhuma defesa", diz a jovem.

A irmã foi quem fez a denúncia à Polícia Civil. "Eu não achei certo. Por ele ser adulto, ele tinha que ter chegado em mim e conversado, que eu tinha resolvido", conta a mulher.

LEIA TAMBÉM:

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.