E a tão esperada chuva chegou ao Distrito Federal nesta segunda-feira (7), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Depois de 167 dias de seca — a maior estiagem da história da capital —, o registro da precipitação ocorreu na estação meteorológica do Gama. 🌧️🌧️
"Como está quente e abafado, as chuvas estão com trovoadas, rajadas de vento e não se descarta granizo por conta dessa condição de tempo quente e abafado", aponta o Inmet.
📌 No Gama, o Inmet registrou rajadas de vento de 81 km/h com volume de chuva de 7mm (veja imagem abaixo). ☔
Segundo o instituto, há previsão para chuvas durante toda a semana, no entanto, o calor não vai dar alívio, já que o tempo continua abafado.
De acordo com o monitoramento do Inmet, as primeiras precipitações podem ser fortes, ainda que rápidas. Nesta segunda, há pancadas de chuva isoladas. A partir de terça-feira (8), as chances de precipitação aumentam.
Granizo em Santa Maria 🌨️
Chuva é registrada em Santa Maria nesta segunda-feira (7).
Além da chuva no Gama, moradores de Santa Maria enviaram vídeos ao g1 com registros da chuva forte que atingiu a região (veja vídeo acima).
Em alguns locais, a precipitação chegou acompanhada de granizo (veja vídeo abaixo). 🌨️
Queda de energia 💡
Postes de energia elétrica caíram com a primeira chuva no Lago Norte.
📌 No Lago Norte, dois postes de energia elétrica caíram na QI 5 do Lago Norte (veja vídeo acima). Segundo os bombeiros, uma árvore caiu perto da 9ª Delegacia de Polícia.
📌 Na Asa Norte, houve queda de energia em algumas quadras. O g1 recebeu reclamações de falta de energia nas quadras 216 e 416 Norte.
📌 Em Águas Claras, por conta da explosão de um gerador na altura da rua 37 Norte, alguns moradores da região estão sem energia.
Ao g1, a Neoenergia afirmou que interrupções de energia foram registradas em algumas regiões e que as equipes estão trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível (veja nota completa abaixo).
Calor ☀️
Ainda assim, nesta segunda-feira, o DF continua com dois alertas para baixa umidade:
🟡 perigo potencial entre 9h14 e 23h30: a umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20%. Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
🟠perigo entre 10h30 e 20h30: a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%. Há risco de incêndios florestais e à saúde, além de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Neste sábado (5), o Distrito Federal bateu recorde de dia mais quente do ano pelo terceiro dia consecutivo: 37,5ºC. Na sexta-feira (4), a máxima foi de 36,9ºC, e na quinta, 36,8ºC.
Com o aumento da umidade mínima de 20% para 40%, a temperatura deve cair também. A previsão é que a máxima fique em torno de 30°C, dando uma aliviada no calor dos últimos dias.
O que diz a Neoenergia
"Devido às fortes chuvas, ventos e descargas atmosféricas em vários pontos do Distrito Federal, na tarde desta segunda-feira (07), foram registradas interrupções de energia em algumas regiões da cidade. As equipes da Neoenergia trabalham para normalizar a situação o mais breve possível."
LEIA TAMBÉM:
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.