Fogo em parque no Guará chega perto de casas e assusta moradores
Um incêndio no Parque Ezechias Heringer, no Distrito Federal, na tarde deste sábado (5), chegou perto das casas e assustou moradores do Guará (veja vídeo acima). Segundo a Polícia Civil, um homem de 73 anos confessou ter provocado o fogo e foi preso.
Ainda conforme a polícia, o suspeito mora em um barraco próximo ao parque. Ele foi indiciado por crime ambiental (veja foto abaixo). Por causa da fumaça provocada pelo incêndio, a via EPGU (Estrada Parque Guará) precisou ser interditada por 40 minutos.
O incêndio começou por volta das 9h. O foco inicial estava ao lado do Guará I, mas com o vento, as chamas logo se espalharam em direção ao Guará II. A ação dos bombeiros foi rápida para evitar que as chamas atingissem as casas. Mais de 100 militares atuaram no combate.
O Parque Ecológico Ezechias Heringer tem 306 hectares e fica dentro de uma unidade de conservação, de proteção ambiental. O fogo nessa área tem impacto negativo significativo porque o parque abriga árvores e plantas do Cerrado, além de 100 espécies raras de orquídeas nativas.
Segundo os bombeiros, outras 62 ocorrências de incêndios florestais foram registradas no DF neste sábado, dia em que a capital bateu recorde de dia mais quente do ano: 37,5ºC.
LEIA TAMBÉM:
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.