Número de bombeiros no DF é menor do que o exigido por lei; faltam mais de 3,7 mil militares

Dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. Último concurso público para Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal foi em 2016.

Por Fernanda Bastos, g1 DF


  • Em meio ao período de seca, com o aumento de ocorrências de queimadas florestais, o Distrito Federal conta com menos militares do que o previsto por lei. Não há concurso para o CBMDF desde 2016.

  • A lei fixa o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) em 9.703. Atualmente, são 5.919 bombeiros militares, ou seja, faltam 3.784 militares

  • Os dados foram obtidos pelo g1 por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Bombeiros do CBMDF combatem fogo no Distrito Federal. — Foto: Divulgação/CBMDF

Em meio a uma das piores secas e o aumento de ocorrências de queimadas florestais no Distrito Federal, a capital do país conta com 5.919 bombeiros militares. O número é menor do que o exigido em lei, que fixa o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) em 9.703, ou seja, faltam 3784 militares (entenda mais abaixo sobre a lei).

Os dados foram obtidos pelo g1, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). O último concurso público para o preenchimento de cargos do CBMDF foi em 2016.

📌 Segundo o CBMDF, 558 militares são combatentes florestais e têm especialização na área.

"Apesar de existir a especialização específica em Combate e Prevenção a incêndios florestais, todos os militares possuem formação básica para atuarem nas atividades de combate a incêndios, tanto urbanos como florestais, sendo as equipes formadas por militares especializados ou não", diz o Corpo de Bombeiros.

O que diz a lei sobre número de bombeiros militares no DF

Bombeiros combatem incêndio no Parque Nacional no DF.

O efetivo de bombeiros militares do CBMDF é fixado pela lei federal 12.086/2009. A lei é federal, porque o salário dos bombeiros do CBMDF é pago diretamente pela União, com verbas do Fundo Constitucional.

"Art. 65. O efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal é fixado em 9.703 (nove mil setecentos e três) bombeiros militares de Carreira, distribuídos nos quadros, qualificações, postos e graduações", diz a lei.

De acordo com a legislação, há um limite anual de ingressos, que é de 377 militares, distribuídos em diferentes cargos (veja na tabela abaixo).

Distribuição de cargos no CBMDF para ingressos por ano

Vagas Quantidade
Oficiais combatentes 23
Oficiais médicos 10
Oficiais cirurgiões-dentistas 3
Oficiais complementares 10
Oficiais intendentes 16
Oficiais condutores e operacionais de viaturas 2
Oficiais músicos 1
Oficiais de manutenção 1
Oficiais capelães 1
Geral de praças 310

Concurso mais recente do CBMDF foi em 2016

O último concurso público do CBMDF foi realizado há oito anos, em 2016. O concurso ofereceu 779 vagas com salários entre R$ 5,1 mil e R$ 11,6 mil.

  • 115 para oficiais combatentes
  • 20 para oficiais médicos
  • 4 para oficiais cirurgiões-dentistas
  • 20 para oficiais do quadro complementar
  • 448 combatentes
  • 112 motoristas de viatura
  • 55 mecânicos de veículos
  • 5 mecânicos de aeronaves

👉Segundo a corporação, não há uma data definida para a o próximo processo seletivo. No entanto, estaria sendo feita uma "análise" para a realização de um novo concurso.

"As discussões e análises referente a abertura de um novo certame encontram-se em andamento, de modo que as tratativas pertinentes estão sendo adotadas", diz o CBMDF por meio da LAI.

LEIA TAMBÉM:

Leia outras notícias da região no g1 DF.