A partir desta terça-feira (17), Brasília recebe a expedição itinerante Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro, direcionada às crianças de 10 a 15 anos de escolas públicas e privadas. O evento, que vai até sexta (20) tem entrada gratuita e acontece no campus do Gama do Instituto Federal de Brasília (IFB).
A ideia do projeto é despertar a curiosidade e incentivar meninas em carreiras historicamente com baixa representatividade feminina, especialmente ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
A programação conta com:
- Palestras e oficinas imersivas
- Sessões de visitação em circuitos dinâmicos
- Peças de teatro com histórias inspiradoras de mulheres em diversas áreas da ciência
Em sessões com visitação de cerca de uma hora, o público percorre um circuito composto por cinco ambientes temáticos:
A mostra usa abordagem pedagógica interdisciplinar, que prevê a integração colaborativa e criativa dos conhecimentos em ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Segundo a idealizadora do projeto, Déborah De Mari, na primeira fase da expedição deste ano professores, líderes escolares e municípios que receberam a exposição se mostraram engajados e abertos a apoiar o desenvolvimento de meninas e meninos nas profissões do futuro.
"Outro fator que reforça nossa empolgação é observar a motivação das alunas em querer descobrir mais sobre um universo que antes elas sequer imaginavam. A expedição é uma sementinha essencial para incentivar a criação de novos futuros para meninas e meninos brasileiros", conta Déborah.
Estações Interativas
Além de participar de palestras, os visitantes circulam por instalações imersivas que passam pelos princípios do processo criativo, da inovação e da inventividade.
- Pequeno Grande Mundo
Os estudantes têm acesso às diferenças matemáticas das estruturas analisando imagens em alta definição captadas por telescópios e microscópios. O objetivo é fazer com que conheçam e explorem os sistemas que existem na perspectiva micro e macro fazendo uma comparação entre o sistema solar em imagens no Telescópio Hubble e imagens capturadas por microscópios de alta definição, como de células humanas, vegetais, além de materiais como aço, entre outros.
- Bússola de Carreiras
Os alunos colocam a mão na massa e conhecem o conceito de realidade virtual por meio de uma vivência de ambiente de trabalho. Usando óculos de realidade virtual, os visitantes têm acesso a experiências que permitem vivenciar profissões como engenheira, astronauta, biomédica, piloto de avião e designer de animação.
- Futuro Eu
É uma estação de arte participativa que explora os fundamentos daquilo que molda os estudantes como indivíduos. Um sistema visual utiliza composição de cores, linhas e grades para estimular os alunos a relacionarem escolhas cotidianas de vida e profissões que podem moldar o presente e o futuro.
- Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro
Nesta estação, os participantes ouvem a história de quatro meninas – premiadas pelo "Força Meninas" – que criaram soluções inovadoras em áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática para solucionar problemas do mundo. Além disso, é possível enviar palavras que remetem a seus sentimentos e suas emoções nesta experiência.
- Mude o Mundo LAB
Os participantes são convidados a interagir com as formas geométricas para a compreensão dos dados que mostram as diferentes realidades. O objetivo é explorar conceitos matemáticos e dar visibilidade à promissora carreira de cientista de dados, além de promover reflexões sobre pensamento crítico e trabalho em equipe.
Programe-se
Expedição itinerante Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro
- 📍 Onde: Instituto Federal de Brasília - Campus Gama
- 📅 Quando: de terça-feira (17) até sexta (20)
- ⏰ Horário: terça: 10h, 13h30 e 15h30; demais dias: 8h, 10h 13h30 e 15h30 (sessões diárias com capacidade para 150 pessoas)
- 🎫 Entrada: gratuita, adultos apenas acompanhados de crianças
LEIA TAMBÉM:
- SALÁRIOS DE ATÉ R$ 37 mil: veja quais concursos estão abertos em Brasília
- TRANSPORTE PÚBLICO: Mais 111 linhas de ônibus param de receber dinheiro no DF
Leia outras notícias da região em g1 DF.