Um projeto, 44 jovens do Distrito Federal e muito talento. Neste sábado (20) e no domingo (21), o Capital Moto Week foi presenteado com uma cobertura fotográfica exclusiva feita pelo grupo selecionado pelo Projeto Click, da rede co.liga.
O edital é uma parceria entre a co.liga - escola digital de cursos gratuitos no campo da economia criativa - e o Instituto BRB. Segundo Fabiana Cecy, coordenadora da co.liga na Fundação Roberto Marinho, o objetivo do "Click" é abrir o olhar da juventude para novas possibilidades e "possibilitar que eles potencializem os talentos que eles já têm ou que muitas vezes eles não sabem que têm".
Os registros captados pelos jovens selecionados serão disponibilizados na rede social do Moto Week e da co.liga também. Nos dois dias de evento, eles terão a oportunidade de mostrar seus olhares por meio da fotografia, enquanto são supervisionados por profissionais da área.
"Esses jovens já estão no corre, eles já têm a sua criatividade nata. [...] Esses momentos de troca com os profissionais e também qualificar os profissionais que são do DF são importantes para eles. Ter referência do seu próprio território pode ajudar a despertar ou a aflorar os talentos que eles já têm", diz Fabiana Cecy.
Dois dias de oficina
Jovens falam sobre projeto de fotografia no Capital Moto Week, em Brasília
Na tarde deste sábado, 22 jovens estavam em busca da imagem perfeita no Capital Moto Week. Esta foi uma oportunidade que eles tiveram de colocar em prática tudo que aprenderam em um curso de fotografia que durou cinco meses.
As aulas foram online e o desafio era produzir, durante a tarde, fotos para apoiar a cobertura do festival nas redes sociais.
Para a indígena Wouria Karajá, foi uma forma de começar a formar o portfólio e ganhar experiência na área. "É uma oportunidade daqui para frente, para minha carreira na fotografia. É uma experiência muito melhor pela co.liga" (veja vídeo acima).
A estudante Marina Magalhães também já tirava algumas fotografias, mas tinha algumas dificuldades.
"Eu aprendi com o curso que fotografia é habilidade. Você vai praticando e ao longo do tempo você vai pegando experiência e é isso que eu quero fazer daqui pra frente", diz Marina.
O estudante de audiovisual Ítalo dos Santos também viu no curso uma oportunidade de se tornar um profissional diferenciado. "Eu vou ter um plus, uma bagagem a mais. Um curso para agregar mais no meu currúculo
Neste domingo, mais 22 jovens que fizeram parte do projeto vão passar pela mesma experiência e ter uma aula prática no Capital Moto Week.
Para Leila Cristina, presidente do Instituto BRB, promover um curso de capacitação na área de fotografia é uma forma de potencializar a capacidade dos jovens. "Oferecendo técnicas e instrução que possam desenvolver as habilidades necessárias para a inclusão no mercado produtivo da economia criativa", diz.
"Jovens com olhar apurado puderam colocar no patamar da arte da fotografia a nossa arquitetura, o nosso cerrado e a nossa gente", afirma a presidente do instituto.
Sobre a co.liga
A iniciativa co.liga é uma parceria da Fundação Roberto Marinho e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e mobiliza criadores, produtores de conteúdo, coletivos e empresas de todo o país.
Ao concluir os cursos da co.liga, os estudantes recebem certificados que podem comprovar a capacitação profissional nos currículos. De acordo com os dados do projeto, quatro entre dez alunos tiveram uma oportunidade de trabalho remunerado após a realização dos cursos.
Hoje, 60 mil pessoas, do Brasil e de outros 12 países, estão inscritas na plataforma, e mais de 15 mil já foram certificadas no sistema. O projeto também conta com 47 laboratórios espalhados por 12 estados.
LEIA TAMBÉM:
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.