Fiat Uno passa ileso por alagamento em Sorocaba e deixa Jeep Renegade no caminho
A cena já está famosa nas redes sociais: um alagamento na Rua Padre Luiz, em Sorocaba, bloqueou a pista e fez morrer o motor de um Jeep Renegade. Se nem um carro com pegada off road conseguiu passar, não seria boa ideia mais ninguém tentar.
Até que Noel Santos, conhecido como Seu Noel, embicou na rua com seu Fiat Uno, modelo 1993. E, em casos como esse, a imagem diz mais que mil palavras: o compacto passa pela água como se nada fosse lhe parar.
A cena, e a reação de Ágata Tavares, a pessoa responsável por filmar e publicar o vídeo, dizem tudo. A primeira versão do vídeo, publicado pela página Sorocabanices, passa de 12 milhões de visualizações.
Ao g1, Seu Noel contou que levava seu neto para uma prova na universidade. Como estavam atrasados por conta da chuva, os dois não hesitaram em atravessar a enchente. Ex-taxista, ele conta que não se surpreendeu de ver um carro tão mais moderno ficar pelo caminho.
“É algo que estou acostumado por trabalhar como taxista por tantos anos. Estou acostumado a ver isso, e é bom ver um Uno deixando um jipe para trás”, comenta.
Ele comentou que confia no carro que conhece há anos e por isso seguiu sem medo. A região também é bem conhecida. “Sempre que chove, alaga o local. Eu tinha tranquilidade, tinha firmeza que o carro que conheço passava”, comentou.
“Engatei uma primeira [marcha] e acelerei firme, para que a água não entrasse pelo escapamento e nem pelo carburador”, diz.
LEIA MAIS
Técnica é a recomendada em alagamentos
Ao g1, Alexandre Dias, mecânico e proprietário das oficinas Guia Norte, comentou que o ideal é não enfrentar o alagamento. Se não houver escapatória ou for surpreendido, vale usar a mesma técnica de Seu Noel.
“Uma vez que entrou [no alagamento], nunca troque a marcha. Vai de primeira e devagarinho, com pé firme. A troca de marcha, seja qual for, faz o escapamento sugar ar e é nessa hora que a água pode entrar no motor”, comenta Alexandre Dias.
A indicação de perigo já é quando a água ultrapassa a altura do centro da roda, pois ela atinge o nível do escapamento, do filtro de ar ou do carburador em carros mais antigos.
Caso o carro seja automático, em que não há controle sobre a troca de marcha, o melhor procedimento é seguir com pé estável no acelerador, mantendo a velocidade em que entrou na enchente.
“Deixa no D e mantém sem oscilações que é quando o sistema pode mudar a marcha sozinho", comenta.
Mesmo passando pelo alagamento sem grandes problemas, Seu Noel comentou que chegou a entrar água pelo capô.
Fiat Uno é menor e mais baixo que o Jeep Renegade
Além dos 28 anos que separam a fabricação dos dois carros, outro detalhe deixa a história ainda mais curiosa: o Jeep Renegade é mais alto que o Fiat Uno.
São 24 centímetros a mais na altura do Renegade e 7 centímetros extras para a distância entre o chão e a parte mais baixa do carro do Jeep.
Não bastasse, o Jeep Renegade é de marca americana, mas divide plataforma e outras partes com o Fiat 500X. As duas companhias fazem parte da Stellantis, grupo responsável também por marcas como Peugeot, Citroën, Alfa Romeo, Dodge e RAM.
O Uno deu lugar ao Fiat Mobi, vendido até hoje e que carrega o mesmo motor 1.0 Fire. Ele desenvolve 74 cv de potência quando abastecido a álcool e 13 kgfm de torque no mesmo combustível.