As seletivas para uma das maiores competições de profissões técnicas de todo o mundo, o WorldSkills, já começaram aqui no Brasil. Minas Gerais recebeu as primeiras disputas nesta quinta-feira (21) em Belo Horizonte e em Contagem, na região metropolitana mineira.
O país tem feito bonito no WorldSkills: está entre os cinco mais bem colocados desde 2007. E a disputa por uma vaga é acirrada. A competição deve reunir cerca de 1.500 estudantes de 65 países daqui um ano.
A competição reproduz desafios do dia a dia de 33 profissões. Na panificação, sete candidatos de diferentes estados têm que fazer massas com texturas, pesos e formas variadas. Os avaliadores ficam de olho também no cronômetro e na segurança. Os resultados da primeira etapa devem sair nesta sexta (22).
Novas ocupações também vão estar na disputa no mundial porque projetam o futuro do trabalho: é a primeira vez que o Brasil vai levar profissionais para atuar na indústria 4.0. Ela exige qualificações diferentes, que oferecem inovação em sistemas tecnológicos que já foram criados.
As seletivas de 12 profissões serão on-line e de 21 presenciais, em unidades do Senai de cinco estados. Mais de 270 alunos de 33 cursos técnicos de educação profissional e tecnológica de todo o país serão selecionados para a disputa mundial que acontece no ano que vem em Lyon, na França.
Na última edição, na Rússia, o Brasil se destacou com 15 medalhistas e o terceiro lugar geral.
“Mostra que a nossa educação profissional aí é de extrema qualidade”, disse Christiano Leal, diretor do Senai-MG.
As competições das outras 28 profissões serão feitas de forma online e presencial na Paraíba, no Rio de Janeiro, em São Paulo, e vai terminar no final de outubro, no Paraná.
Assista às reportagens do Bom Dia Brasil: