O Terminal Rodoviário de Salvador vai ter esquema especial para passageiros que desejam viajar no Natal e Réveillon. Serão disponibilizados 480 horários extras, a partir desta terça-feira (17) até o dia 31 de dezembro.
A estimativa da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) é que 353 mil passageiros sigam para cidades do interior do estado pela rodoviária da capital - um aumento de 16,38% em relação ao mesmo período de 2023.
A previsão é de que os dias com maiores movimentos sejam sexta-feira (20) e sábado (21), com 22 e 25 mil embarques e cerca de 18 e 20 mil desembarques, respectivamente.
A maior parte das viagens de fim de ano estão tradicionalmente concentradas para o recôncavo baiano e cidades litorâneas, a exemplo de Porto Seguro, Itacaré e Ilhéus, e outras, como Vitória da Conquista, Juazeiro, Irecê, Xique-Xique, Lençóis e Barreiras.
O órgão faz uma alerta para que os passageiros comprem as passagens antecipadamente pela internet ou telefone, ocasionando a diminuição das filas nos guichês, e que cheguem ao terminal seja com 30 minutos de antecedência, para evitar transtornos.
Sistema ferry-boat
Operação especial para funcionamento de fim de ano começa amanhã no ferry-boat em Salvador
O sistema ferry-boat, que faz a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica, também terá funcionamento especial de quinta-feira (19) até 6 de janeiro, com sete embarcações.
De acordo com a Internacional Travessias, concessionária responsável pelo serviço, as embarcações vão sair de hora em hora, das 5h às 23h30, de segunda a sábado, e das 6h às 23h30, aos domingos e feriados.
Além das viagens oficiais, o sistema terá embarques de 5h de 30 de dezembro até as 23h30 do dia 31, com horários extras, se houver necessidade.
A estimativa da Internacional Travessias é de que haja aumento de 5% em relação ao fluxo registrado na mesma operação do ano passado, quando mais de 423 mil pessoas e mais de 64 mil veículos usaram o sistema.