'Apagão': dez municípios do Amapá ficam sem energia após incêndio em subestação

Ocorrência foi registrada nesta sexta-feira (8), no município de Ferreira Gomes. Moradores registram em vídeo o momento do incêndio.

Por Josi Paixão, g1 AP — Macapá


Apagão atingiu 10 municípios do Amapá após incêndio em subestação. — Foto: Arquivo/Rede Amazônica

Na madrugada desta sexta-feira (8), um incêndio atingiu a estrutura da Subestação Central, localizada no município de Ferreira Gomes, distante 137 quilômetros de Macapá e deixou dez municípios sem energia.

Dos 16 municípios do Amapá, foram afetados:

Apagão: 10 municípios do Amapá ficam sem energia após incêndio em subestação

Moradores da região de Ferreira Gomes registraram em vídeo o momento em que a subestação estava pegando fogo, resultando na falta de energia em vários municípios do estado. A Cea Equatorial emitiu nota sobre o assunto (Veja no fim da reportagem a nota completa).

Às 10h33 desta sexta-feira (8), os municípios de Pedra Branca, Serra do Navio, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá e Calçoene, tiveram o fornecimento de energia reestabelecido.

Ainda segundo a Cea Equatorial, permanecem sem energia total, os municípios de Ferreira Gomes, Porto Grande, Itaubal e Cutias.

A Cea Equatorial informou que na tarde de hoje, foi iniciado o deslocamento da Subestação Móvel para a Subestação Central, no município de Ferreira Gomes, para que sejam feitas as operações necessárias com o objetivo de normalizar o fornecimento de energia no menor tempo possível.

Cerca de 80 colaboradores estão trabalhando nesta operação. A previsão de normalização do fornecimento para os quatro municípios que seguem impactados é para a madrugada deste sábado (9), segundo a Cea Equatorial.

Nota oficial

A CEA Equatorial informa que um incêndio atingiu a estrutura da Subestação Central, localizada no município de Ferreira Gomes, na madrugada desta sexta-feira, 8, afetando o sistema de distribuição de energia que atende os municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca, Serra do Navio, Cutias, Itaubal, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá e Calçoene.

Imediatamente, a distribuidora mobilizou as equipes operacionais para atuar na situação. Além disso, a empresa está preparando o deslocamento da Subestação Móvel ao local do evento, para que sejam feitas as operações necessárias a fim de normalizar o fornecimento no menor tempo possível.

Um novo informativo será repassado em breve com as informações atualizadas sobre o evento.

Ainda não há informações sobre os danos causados pelo incêndio.

📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá

VÍDEOS com as notícias do Amapá: