Dois projetos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) recebem inscrições de estudantes do segundo ano do ensino médio interessadas em participar da Imersão Científica 2025, do Programa Futuras Cientistas. As inscrições podem ser feitas de forma on-line até esta sexta-feira (30).
Para participar é necessário acessar o site oficial do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), preencher o formulário de inscrição com as informações solicitadas e enviar a documentação necessária.
A programação da imersão científica será no período de 06 de janeiro a 28 de fevereiro e incluirá atividades em laboratórios, além de uma série de palestras sobre ciência, tecnologia e o papel político das mulheres nas transformações sociais.
As participantes atuarão em projetos monitorados por especialistas, abordando temas como biotecnologia, linguagens de programação, cosmética, células solares, computação científica, nanotecnologia, mudanças climáticas e fake news na ciência.
Durante o mês da Imersão Científica, as selecionadas receberão um auxílio de R$ 600, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de um kit com os materiais necessários para a realização dos experimentos dos planos de trabalho.
As atividades são realizadas em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente a igualdade de gênero (ODS 5), e com a missão do Cetene de promover o acesso e a popularização da ciência.
Projetos no Amapá
Femmetech Amapá: Inspirando futuras cientistas para inovação e empreendedorismo em bioeconomia: O projeto Femmetech Amapá visa capacitar meninas e jovens mulheres nas áreas de ciência, tecnologia e empreendedorismo, com ênfase na bioeconomia e oleoquímica. Ao longo de quatro semanas, o curso combina teoria e prática para proporcionar uma experiência de aprendizado abrangente.
Aplicação de Equações de Volume na Estimativa de volume de árvores na Floresta Nacional do Amapá: O projeto tem como objetivo ajustar diferentes modelos volumétricos para cálculo de volume de árvores individuais em florestas nativas. Utilizando a base de dados do laboratório de Manejo Florestal da Ueap, serão ajustados diferentes modelos volumétricos e serão selecionados com base em critérios estatísticos. Ao final espera-se que as alunas compreendam os métodos e equações de volume de árvores, apliquem métodos matemáticos na Engenharia Florestal e adquiram habilidades no uso de softwares estatísticos.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá