A jovem Liara Gomes, de 17 anos, ganhou medalha de prata na etapa regional da 1ª Olimpíada Nacional de Filosofia. Com a conquista, a estudante garantiu espaço no circuito nacional que ocorre em 20 de outubro, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
A competição ocorreu de forma simultânea em todas as unidades da federação, sendo selecionados os dez mais bem colocados nesta fase. O Amapá conquistou o segundo lugar, atrás do Amazonas e empatado com Tocantins.
A estudante do 2º ano do ensino médio da escola Estadual Professora Jacinta Maria Rodrigues de Carvalho, localizada no Vale Verde, no bairro da Fazendinha, foi a única amapaense a conquistar uma vaga.
Durante a fase regional na Unifap, Liara apresentou um ensaio filosófico para avaliação dos jurados. Ela destaca que sempre gostou de filosofia antes mesmo de entrar no ensino médio, o que colaborou para o bom desempenho na Olimpíada.
“Eu sempre gostei da ideia de conversar e debater [...] sempre gostei de falar sobre novas notícias e debater com os meus amigos, entender a visão de mundo deles. Frases filosóficas também me chamam atenção, sempre busco entender a reflexão que há por trás daquele assunto”, detalhou a aluna.
LEIA TAMBÉM:
Liara foi orientada pelo professor Bruno Chagas, que atua na instituição de ensino em tempo integral. Para ele, a medalha de Liara é um marco significativo para a escola Jacinta e para o Amapá.
Segundo Bruno, o desempenho da estudante é reflexo da importância do ensino da filosofia nas escolas.
“Ela sempre me chamou a atenção pela capacidade lógica e reflexiva. Por exemplo, nas atividades que eu passava em sala, ela sempre resolvia com maestria. Eu me surpreendi quando corrigir a atividade dela e vi ali o potencial filosófico, reflexivo, de interpretar e de buscar soluções para algumas problemáticas filosóficas”, relembrou Chagas.
1ª Olimpíada nacional de Filosofia
A competição é organizada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), entre outras instituições de ensino e pesquisa no país. Durante o evento, o objetivo é promover o pensamento crítico e a reflexão filosófica entre os participantes.
Agora, Liara se prepara para a fase nacional, aprimorando as técnicas de argumentação e buscando apoio financeiro junto à Secretaria de Estado da Educação (Seed).
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá