Cinco dos 17 tripulantes de um navio no Rio Amazonas, fundeado na orla de Macapá, foram confirmados com Covid-19 pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). Em quarentena desde segunda-feira (27), esta é a terceira embarcação só este ano que foram identificados com pessoas infectadas com o novo coronavírus.
Conforme a SVS, um dos 5 tripulantes positivados teve o quadro clínico agravado, supostamente por outro problema de saúde, e precisou ser desembarcado e levado para um hospital da rede privada de Macapá.
O navio é de bandeira das Ilhas Marshall, que fica no menor continente do mundo, a Oceania. No entanto, os tripulantes são de nacionalidades da Ucrânia, Geórgia e Síria.
A quarentena iniciou na segunda-feira por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esses casos foram confirmados nesta quarta-feira (29), durante ação de testagem realizada pela SVS. Todos os tripulantes devem permanecer isolados.
Em maio, o governo identificou quatro chineses com Covid-19 em uma embarcação fundeada no Rio Amazonas. Na semana passada, tripulantes de outro navio, de bandeira da Libéria, precisaram entrar em isolamento. Nesse caso, são 6 casos que estavam positivados até esta quarta-feira, segundo a SVS.