Aprovado em 4 institutos militares, alagoano escolhe ITA e vibra com o 6º lugar: 'Explosão de felicidade'

Victor Umbelino foi aprovado nos vestibulares da Academia da Força Aérea, da Escola de Oficiais da Marinha e do Instituto Militar de Engenharia, mas optou pelo ITA por ser um sonho antigo.

Por Vivi Leão, g1 AL


Alagoano disse que passar no ITA era um sonho antigo — Foto: Arquivo pessoal

O DNA para matemática e muita determinação ajudaram o alagoano Victor Umbelino a alcançar o 6º lugar em uma das provas mais difíceis do país: a do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Aprovado em outros três institutos militares nesse ano, ele conta o porquê da escolha do ITA.

"Conheci o ITA por meio de uma indicação de um amigo, pesquisei e me encantei. Além de ser uma instituição de enorme peso, é um lugar que me proporciona um forte fluxo cultural e profissional, abrindo portas inimagináveis. O sonho se tornou realidade, é uma explosão de felicidade!", afirmou.

A notícia da aprovação veio por meio de uma chamada de vídeo (assista abaixo). Victor estava ao lado de sua família quando recebeu a notícia. "É uma tradição dessa instituição, então estava toda minha família junto a mim chorando e comemorando ao saber que fui aprovado".

Alagoano comemora o 6º lugar na prova do ITA

Além do ITA, o alagoano também foi aprovado no vestibular do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (IME), da Academia da Força Aérea (AFA) e da Escola de Formação de Oficiais da Marinha (Efomm). Filho de professores de matemática, o estudante tomou gosto pelos números logo cedo.

Na escola, ele se destacava nas provas de cálculos e tinha presença garantida nas Olimpíadas de Matemática. Apesar da inclinação natural para as disciplinas de exatas, Victor sabia que precisava criar uma rotina intensa de estudo para alcançar os seus objetivos.

"Foi tudo fruto de uma longa jornada, tive que abdicar de muitas coisas para a tão sonhada aprovação. Tudo deu certo, graças a Deus. Agora estou muito feliz com as aprovações", disse.

Victor vai morar em São José dos Campos, sede do ITA — Foto: Arquivo pessoal

Para impulsionar os estudos, ele foi estudar no Ceará, que é considerado um dos celeiros de aprovações do ITA. Victor ganhou uma bolsa de estudos em uma cursinho de Fortaleza, onde se preparou para os exames durante dois anos.

"Escolhi ir ao Ceará por ser um ambiente mais próximo do meu, já que fica no Nordeste e por possuir um cursinho preparatório de excelência, o qual aprova muitos candidatos todos os anos. Consegui uma bolsa integral de estudos e alojamento no ano de 2022", explicou o estudante.

Com a aprovação na mão, ele está de malas prontas para morar em São José dos Campos, em São Paulo, onde fica a sede do Instituto.

"Está tudo muito corrido. Preciso reunir diversos documentos e exames médicos, fora as malas que preciso levar. Mas está tudo sendo feito com muita felicidade", comemorou.

Veja os vídeos mais recentes do g1 AL