Três detentos fugiram do Complexo Penitenciário de Rio Branco após um motim em uma cela na madrugada desta terça-feira (17). A informação foi divulgada pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), que informou que 17 ocupantes de uma cela do pavilhão A da unidade tentaram escapar.
Sete deles foram recapturados ainda dentro do pavilhão, outros sete foram pegos na área externa do bloco, enquanto os três restantes ainda não foram localizados. De acordo com o Iapen, os fugitivos são:
- Felipe de Souza Ferreira
- Gabriel Miranda Gonçalves
- Margarido Freire Costa
"A Polícia Penal e as demais forças de segurança seguem fazendo as buscas", resumiu o Iapen por meio de nota.
Fugas em 2024
Já foram ao menos sete fugas concretizadas em 2024 em unidades prisionais do estado, contando com a ocorrida nesta terça.
No dia 25 de novembro, Fábio Roberto Marques Brandão escapou do Polo Moveleiro de Rio Branco, local onde era autorizado a trabalhar. Ele foi recapturado após três dias em fuga.
Seis detentos escaparam do Complexo Penitenciário de Rio Branco no dia 4 de novembro. Dois deles foram recapturados no dia 14, e a polícia segue à procura dos outros quatro fugitivos.
🗓️ No dia 9 de setembro, um detento que já havia fugido, e outro preso escaparam do Presídio Manoel Neri da Silva. Adelcivane Gomes de Azevedo e Rodrigo Duarte Gomes utilizaram ferros da própria estrutura da cela nº 12, no bloco 3 da unidade, para fazer um buraco na laje e escapar.
Gomes, condenado a 35 anos de prisão por homicídio qualificado por feminicídio, furto e ocultação de cadáver, foi encontrado morto seis dias após fugir. Azevedo segue foragido.
🗓️ Em 8 de agosto, outros seis detentos fugiram também do Complexo Penitenciário de Rio Branco. Os seis fugitivos eram da cela 20 do pavilhão A e cumprem pena em regime fechado na URP.
De acordo com o Iapen-AC, eles fugiram na madrugada daquele dia após quebrar uma parede que dá acesso à área do banho de sol e, depois, pularam o muro. Os policiais penais só perceberam a fuga na manhã seguinte. Após 15 dias dessa fuga, três presos já haviam sido capturados. Outros três seguem à solta.
🗓️ Em julho deste ano, outra fuga no presídio de Cruzeiro do Sul havia sido registrada. Quatro detentos fizeram um furo na parede da cela 322 e escaparam. Essa ocorrência foi a primeira fuga de Adelcivane Gomes de Azevedo.
🗓️ No dia 13 de abril, no mesmo presídio, em Cruzeiro do Sul, 12 presos fizeram um buraco na cela. Quatro deles foram recapturados logo após a ação, e outros oito ficaram foragidos.