A mudança na data de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por conta da ocupação de locais de provas vai afetar 4.158 candidatos em Goiás. Em sete instituições de cinco municípios do estado, os estudantes farão a prova nos dias 3 e 4 de dezembro, nova data definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O número corresponde a 1,4% do total de inscritos em Goiás - 284.438. Em todo o país, 8,7 milhões de concorrentes também vão fazer a prova em dezembro. As ocupações ocorreram em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece teto para o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos,
O Instituto Federal de Goiás (IFG) tem três câmpus afetados pelo problema: Aparecida de Goiânia (583 inscritos), Formosa (332) e Jataí (624). A Universidade Federal de Goiás (UFG) tem outras três: cidade de Goiás - Regional Sant'Ana (285), cidade de Goiás - Faculdade de Direito (568) e Jataí (1.278). Por fim, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) terá um local: Iporá (488). Neste último caso, segundo a assessoria de imprensa do instituto, há um acordo que a desocupação ocorra na quarta-feira (2).
Além disso, o câmpus do IF Goiano em Urutaí está ocupado, bem como as unidades de Anápolis, Águas Lindas de Goiás, Goiânia, Goiânia Oeste e Valparaíso de Goiás do IFG. Porém, nenhuma dela será local de provas do Enem.
Há ainda ocupações em outros polos da UFG, porém, a assessoria de imprensa da instituição informou que apenas membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE), responsáveis pelos atos, podem dar informações sobre a quantidade e locais de ocupações. O G1 não conseguiu contato com o DCE até a publicação desta reportagem.
O Inep informou que os candidatos serão avisados das mudanças por SMS ou e-mail e salientou que a mudança não vai prejudicar os estudantes, uma vez que será realizado em tempo hábil para Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Enem em Goiás
Com quase 89 mil registros, Goiânia é a cidade de Goiás com mais inscrições para o Enem, seguida de Anápolis, com 21 mil e Aparecida de Goiânia, com 18,7 mil.
A grande maioria dos estudantes que fazer o exame no estado tem entre 21 e 30 anos, 29% do total. Em contra partida, 4% tem menos que 16 anos. Pessoas da cor parda representam mais da metade dos inscritos.
Em relação ao gênero, há mais mulheres do que homens. Ao todo, 57% são do sexo feminino, enquanto 43% são do sexo masculino. Mais de 154 mil concorrentes se declararam de baixa renda, o que corresponde a 54%.