Incêndio na Chapada dos Veadeiros
O incêndio continua na Chapada dos Veadeiros, no Alto Paraíso, na região nordeste de Goiás. Segundo nota da administração do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, são quase 100 pessoas atuando no combate ao fogo na região.
A chefe do chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), Nayara Stacheski, informou ao g1 que são 25 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 34 do PrevFogo Ibama, três voluntários da rede Contra Fogo, um do Cerrado de Pé e mais 35 pessoas atuando no posto de comando, baseado na UNB Cerrado.
Além dos brigadistas, o combate às chamas ganhou um reforço, no final desta segunda-feira (9): duas aeronaves air tractor que estão lançando água para resfriar as linhas de fogo e facilitar o combate terrestre. Além disso, a chefe do parque informou que as aeronaves também vão auxiliar o monitoramento aéreo da região da Chapada dos Veadeiros.
"Hoje, nós continuaremos combatendo as linhas de fogo e teremos uma ideia de como é que está o incêndio no território, pois vamos fazer sobrevoo de helicóptero. Vamos utilizar o helicóptero para colocar os brigadistas na linha de combate, o que vai facilitar muito, porque eles estão muito cansados e demoram muito para chegar até o local do combate", afirmou.
Os quase 100 brigadistas fazem revezamento no combate às chamas, além de atuarem em funções distintas. "Todo mundo atua de alguma forma no combate. Tem gente na logística e tem os combatentes, os brigadistas, os voluntários que vão para a linha de fogo. Eles revezam. Agora de manhã teve uma equipe que passou a noite inteira combatendo, essa equipe agora vai trocar com a equipe que conseguiu dormir e está descansada", explicou Nayara.
Segundo Nayara, o ICMBio e o PrevFogo também estão atuando em outro incêndio no entorno do parque, na região da Serra do Segredo, mas ainda dentro da área de proteção ambiental. Nessa região, há 20 brigadistas atuando, sendo dez de cada instituição. Nayara informou que ainda não há informações sobre quem ou como o incêndio foi iniciado no último dia 5 de setembro.
LEIA TAMBÉM
- Aviões, helicóptero e mais de 60 brigadistas: veja como será o quinto dia de combate ao incêndio na Chapada dos Veadeiros
- Incêndio destrói cerca de 10 mil hectares na Chapada dos Veadeiros; aviões ajudam no combate às chamas
- VÍDEO: Incêndio destrói quase 500 hectares de área de preservação na Chapada dos Veadeiros
Incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás — Foto: Divulgação / PNCV
Dimensões
Segundo a Nayara, dentro do parque, são cerca de quase 8 mil hectares queimados e, somando as áreas fora do parque, já passa de 10 mil hectares de áreas queimadas na Chapada dos Veadeiros.
"O incêndio está bem longe das áreas de visitação, o parque continua aberto, não há risco nenhum para a visitação", informou.
O g1 entrou em contato, por e-mail e por mensagem de texto, com o ICMbio para saber as dimensões do incêndio nesta terça-feira (10), mas sem resposta até a última atualização desta reportagem.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.