Coleta de água em municípios que estão em surto de diarreia aguda, em Goiás — Foto: Reprodução / Redes sociais Semad
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou uma lista com mais de dez municípios que estão passando por surto de diarreia aguda em Goiás. Ao g1, o médico infectologista Marcelo Daher explicou o que pode causar a doença e quais os principais cuidados em casa.
Os casos começaram a ser registrados em junho de 2024 nos municípios de Campos Belos, Cavalcante e Monte Alegre de Goiás. A SES informou que coletou amostras de água, que apresentaram uma bactéria chamada Escherichia coli, o que a torna imprópria para o consumo.
Confira a lista dos municípios que estão em surto de diarreia aguda em Goiás:
- Aruanã
- Britânia
- Cachoeira Alta
- Campos Belos
- Cavalcante
- Diorama
- Goiatuba
- Minaçu
- Monte Alegre de Goiás
- Nova Crixás
- Palmeiras de Goiás
- São Miguel do Araguaia
Segundo a SES, já foram registrados 2.363 casos da doença. O g1 solicitou um posicionamento de todas as prefeituras de cidades mencionadas a respeito das medidas tomadas para conter surto, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
LEIA TAMBÉM:
Causas
Ao g1, inicialmente, o médico infectologista Marcelo Daher explicou a diferença entre a doença aguda e a crônica. “A diarreia aguda é um quadro súbito, ou seja, a pessoa está bem e tem diarréia por alguns dias. Já a crônica leva mais tempo e até meses”, detalhou.
Assim como suspeita a SES, segundo o médico, a bactéria na água pode ser uma das causas da diarreia aguda. “No caso da transmissão pela água a abrangência é maior, pode ter um surto em uma cidade inteira, um bairro ou uma escola, por exemplo”, disse.
“Lugares onde não tem água tratada ou coleta de esgoto, existe um risco maior de contaminação pelo solo”, destacou.
Além da água, Daher disse que a contaminação também pode acontecer por alimentos contaminados ou vírus. “Pode acontecer com comidas de restaurantes. As mais comuns são as bactérias, mas pode acontecer por vírus também, o que é menos abrangente e grave”, detalhou.
Mais de 10 cidades goiana com surto de diarreia aguda
Tratamento
Questionado sobre o tratamento da diarreia aguda, o médico explicou que ele depende do agente causador e, principalmente, da avaliação de um profissional do quadro do paciente. “No geral, é indicado reforçar a hidratação, soro e comidas mais leves e de pouca fibra”, explicou.
No caso de pacientes que, além da diarreia, apresentam febre, sangramento nas fezes e duração da doença, segundo Daher, um médico deve acompanhar o quadro de saúde e receitar algum medicamento. “O profissional deve avaliar a situação para receitar”, finalizou.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.