Por Gabriella Reis, g1 Goiás


Bailarina brasileira conquista prata em competição internacional de balé na Rússia — Foto: Divulgação/Zeuxis Gomes

A bailarina goiana Amanda Gomes, de 26 anos, conquistou a medalha de prata no XIV Concurso Internacional de Ballet em Moscou, na Rússia. Ela, junto com o também brasileiro, Wagner Carvalho, competiram contra jovens entre 18 e 27 anos do mundo todo.

A competição, conhecida entre os bailarinos como “a maior do mundo”, aconteceu entre os dias 3 e 10 de junho, onde Amanda e Wagner venceram na categoria Duetos com os balés Diana e Action e Spartacus. Neste sábado (11), a dupla recebeu a premiação, um certificado e um prêmio em dólares, e foi convidada para dançar na Gala dos Campeões, no palco do Teatro Bolshoi.

LEIA TAMBÉM

Esta é a 14ª edição da competição, que acontece desde 1969 e este ano foi dedicada ao aniversário de 95 anos do diretor de arte e chefe do júri do concurso, o coreógrafo Yuri Grigorovich.

Segundo a organização do concurso, além do título de prestígio, os participantes também têm a oportunidade de participar de um extenso programa educacional oferecido durante os dias da competição com grandes nomes da dança.

Carreira internacional

Bailarina goiana Amanda Gomes brilha nos palcos internacionais — Foto: Divulgação/Ramis Nazmiev

Brilhando nos palcos brasileiros e internacionais, este não é o primeiro grande prêmio que Amanda recebe. A bailarina faz parte atualmente do Ópera e Ballet de Kazan na posição de primeira bailarina, o cargo mais alto para quem dança balé clássico profissionalmente.

A jovem deixou Goiânia aos 10 anos de idade para se formar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC). Ela recebeu medalha de ouro no 1º Festival Internacional de Dança de Goiás, em 2012, e logo seguiu carreira internacional por diversos países, como Holanda, Bélgica, França, Dinamarca, Alemanha, Estados Unidos, Turquia, Itália e vários outros.

Estrelando várias peças, como “A Bela Adormecida”, “Romeo e Julieta”e “O Lago dos Cisnes”, Amanda Gomes também foi destaque na revista Forbes Brasil, em 2015, estando entre os 30 jovens com menos de 30 anos que são exemplo de reinvenção do país.

A bailarina esteve entre os indicados, em 2018, para o prêmio internacional Benois de la Danse, realizado em Moscou, na Rússia. A premiação é conhecida popularmente como o "Oscar" do balé, por ser uma das mais importantes do mundo.

Veja outra notícias da região em g1 Goiás.

VÍDEOS: Veja histórias de superação e inspiradoras de Goiás

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!