MERCADO IMOBILIÁRIO

Por Vanessa Chaves*, G1 GO


Peças decorativas reaproveitadas de ampolas de medicamento, em Goiânia, Goiás — Foto: Fábrica de Notícias/Divulgação

Artesãs de Goiânia transformam ampolas de medicamentos, lâmpadas e garrafas em terrários, que são pequenos ambientes "construídos" com plantas dentro de vidros. Chamada de upcycling, a tendência também é conhecida como reutilização criativa, pois transforma itens que seriam descartados em objetos de moda e decoração.

A artesã Meire Vaz fatura cerca de R$ 3 mil por mês com o negócio. “Digo para as pessoas que antes que elas joguem os vidros na natureza, eu jogo a natureza dentro deles”, explica Meire.

Segundo a especialista em empreendedorismo Luciana Padovez, negócios como esse abrem um nicho de mercado voltado para as pessoas que compreendem o impacto do consumo na natureza.

“Além da reutilização de materiais, empreendedores e clientes passaram a valorizar a mão de obra nacional e a procedência dos materiais que precisam ser comprados”, explica Luciana.

Peças decorativas reaproveitadas em prateleira, em Goiânia, Goiás — Foto: Fábrica de Notícias/Divulgação

Além de itens de decoração, a tendência também pode ser aplicada a joias. A artesã Sheyla Rondon trabalha há dois meses com upcycling e transforma uma joia antiga em uma peça nova, por meio da mudança de cores e pedras.

“Mostro para minhas clientes que comprar nem sempre é a única solução. É possível reformar aquilo que você já tem em algo que se adapte melhor ao seu estilo atual”, conta Sheyla.

*Vanessa Chaves é integrante do programa de estágio entre TV Anhanguera e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob orientação de Elisângela Nascimento.

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!