O drone agrícola é um dos dispositivos que ajuda a coletar dados e fornecer informações como mapeamento de drenagem — Foto: Adobe Stock
Maior produtividade, mais precisão na tomada de decisões, ganho de performance, redução de perdas, desperdícios e custos são algumas das vantagens que a tecnologia vem levando para o agronegócio. Dispositivos como drones e agricultura de precisão, inteligência de dados e softwares de automação de processos ajudam o produtor rural a conduzir a safra, gerir e controlar a produção.
A pesquisa "Caminhos da Tecnologia no Agronegócio", realizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) entre 2023 e 2024, voltada para os setores de automóveis, concluiu que a conectividade no campo deixou de ser vista como uma novidade e agora é percebida como uma tendência. Mas ainda de acordo com o levantamento, o custo da tecnologia limita a adoção dela em maior escala.
É nesse momento que linhas de financiamento específicas para tecnologia e o agronegócio, como as oferecidas pelo Banco BRB, são essenciais para a promoção de um futuro mais eficiente e sustentável.
Algumas inovações levadas para o campo
Smart farming
O conceito de smart farming ou agricultura inteligente une a gestão agrícola à tecnologia de dados. O gerenciamento da produção ganha o auxílio de tecnologias e a Internet das Coisas (IOT).
A inteligência de dados dentro da produção permite que os produtores tenham um panorama ampliado dos processos de plantação, cultivo e colheita, tendo acesso a informações mais precisas que impactam positivamente nos resultados.
Os dados obtidos em tempo real dão base e sustentam decisões mais assertivas.
As tecnologias ajudam também a otimizar processos, tanto para reunir as informações quanto para planejar a safra, insumos agrícolas, como pesticidas, além da economia de combustível dos equipamentos em uso no campo.
Dispositivos como drones
Drones agrícolas têm sido usados com sucesso por coletar dados e fornecer informações como mapeamento de drenagem, de ervas daninhas e medição de clorofila. Esse equipamento contribui também realizando uma vigilância do terreno e o controle de pragas. O dispositivo ajuda o produtor a resolver problemas antes mesmo que aconteçam e tragam algum prejuízo para o negócio. É o que chamamos de agricultura de precisão.
Maquinários autônomos
Graças à inteligência artificial, maquinários como tratores podem operar de forma programada e autônoma, sem um motorista, com mecanismos que evitam acidentes.
Os maquinários podem trabalhar por 24 horas seguidas e são programados para realizar o trabalho necessário e voltar para a base.
Precisa inovar o seu negócio? Financie
Para adquirir toda essa tecnologia, o Banco BRB ajuda produtores rurais, pessoas físicas e jurídicas, cooperativas a terem acesso ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).
Também por meio do Crédito Rural o produtor tem acesso rápido e fácil ao investimento necessário para inovar e fazer a aquisição de equipamentos e maquinários.
O BRB Investimentos colabora para que o produtor faça a gestão das operações de seu negócio, assegurando preços que garantem a lucratividade.