GloboNews em Ponto

Por Redação g1


Bélgica é o primeiro país a garantir direitos trabalhistas para prostitutas

Bélgica é o primeiro país a garantir direitos trabalhistas para prostitutas

Em decisão inédita e histórica, a Bélgica é o primeiro país do mundo a garantir direitos trabalhistas para prostitutas. Com a nova regulamentação, os profissionais do sexo, tanto mulheres quanto homens, têm direito a contrato de trabalho completo que incluem salário, licença-maternidade, licença remunerada, acesso ao seguro de saúde, auxílio desemprego e aposentadoria. ▶️ Assista no vídeo acima.

A medida belga tem como objetivo descriminalizar o trabalho sexual. O texto aprovado no parlamento também inclui a recusa de clientes, o profissional escolher suas práticas e também interromper o ato a qualquer momento (sem sofrer sanções do empregador).

Além disso, empregadores precisarão pedir autorização do Estado para contratar funcionários aderindo a protocolos de higiene e segurança. Entre as exigências, está um botão de emergência nos locais de trabalho.

Na Alemanha e na Holanda, o trabalho sexual é reconhecido por lei, mas sem garantir proteções trabalhistas a esses profissionais.

Veja também

Mais lidas

Mais da GloboNews
Participe!
GloboNews está nos Canais do WhatsApp - Foto: (GloboNews)

Um telejornal que destaca e analisa as principais notícias do dia com leveza e profundidade, sempre acompanhada por um prestigiado time de comentaristas.

Edição de 25/12/2024 - Programa: Estúdio i

Cobertura completa de tudo o que foi destaque ao longo do dia, no Brasil e no Mundo.

Edição de 25/12/2024 - Programa: Jornal GloboNews - Edição das 18h

Mergulhadores encontraram nesta quarta-feira (25) dois corpos após desastre na ponte que liga o Maranhão ao Tocantins. Onze pessoas seguem desaparecidas.

Sobe para 6 o número de mortos na queda de ponte que liga o Maranhão ao Tocantins - Programa: GloboNews Mais

Juliana Leite Rangel estava indo passar o Natal na casa de parentes em Itaipu, em Niterói, quando o veículo foi alvo de disparos em Caxias, na Baixada Fluminense.

'Não acredito que estamos fracassando', diz diretor-geral da PRF - Programa: Estúdio i

Buscador mostra dólar em alta de 6,35 mesmo com mercado fechado

AGU vai pedir dados ao BC sobre cotação errado no Google - Programa: Estúdio i

59 milhões de brasileiros devem viajar entre dezembro e fevereiro, e destinos mais buscados são as praias e refúgios naturais de ecoturismo

Verão deve movimentar R$ 148 bilhões na economia brasileira - Programa: Estúdio i

Desde 2022, agentes da PRF se envolveram em ao menos 6 casos de violência com vítimas além do episódio registrado em Duque de Caxias, na véspera de Natal de 2024.

Casos recentes de violência envolvendo agentes da Polícia Rodoviária Federal - Programa: Estúdio i
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!