No programa deste domingo (25), Fernando Gabeira mostra quais são os planos para enfrentar esta crise migratória em Roraima. Não há analfabetos entre os venezuelanos que entram no Brasil fugindo da fome e da escassez; muitos são mão de obra qualificada.
O que parece ser apenas uma discussão semântica desperta paixões entre os moradores. Se forem consideradas recursos hídricos, há um limite claro no volume de exploração das águas. Quando os recursos das fontes são classificados como minerais – como o são – a exploração para o engarrafamento pode ser mais extensiva, conforme acreditam o prefeito da cidade e os militantes da região.
Fernando Gabeira vai na contramão da folia e visita mosteiros e conventos em plena a cidade de Salvador para conhecer os retiros espirituais em uma das cidades mais dedicadas às festas populares do Brasil. Ele ficou hospedado em um hotel-convento perto do Pelourinho e conversou com os dirigentes religiosos do mosteiro de São Bento e com freis e freiras de outras igrejas.
Bertioga tem 70 mil habitantes e recebe 400 mil turistas no verão. A cidade oferece atrações como esportes náuticos, praias e uma intensa visitação popular. A transposição do rio Itapanhaú visa a levar dois metros cúbicos por segundo, um décimo da vazão do rio. Os moradores temem que o mar avance sobre o rio enfraquecido, como mostra Fernando Gabeira.
Jornalista foi à Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, para mostrar a migração de pássaros no verão, fenômeno curioso e belíssimo, que atrai cientistas, turistas e observadores para o balneário de Cabo Frio. A região dos Lagos não se destaca só pela beleza das praias, mas, também, pela migração mundial de aves de várias espécies, como o flamingo-grande dos Andes.
Programa mostra como os locais tentam dar a volta por cima depois da grande praga (vassoura–de–bruxo) que acabou com a agricultura local. Hoje há culturas alternativas e grande impulso no turismo em fazendas que já foram produtoras de cacau.
Gabeira foi à Ilha do Mel, um dos mais belos balneários do país, para acompanhar a polêmica em torno da implantação de um terminal portuário, em Pontal do Paraná, no litoral do Estado. Depois do embate entre o governo do Estado - que quer desapropriar a área onde se pretende instalar o porto - e o empreendedor, o impasse agora está no impacto socioambiental.
Fernando Gabeira passou por onde são esperados dois milhões de turistas no Natal, para a felicidade dos donos de 180 hotéis da cidade. Há muitas atrações em torno da festa: a aldeia de Papai Noel, projetada por Alfredo Knor, o parque de oito mil metros quadros com neve artificial, o museu do chocolate e uma réplica do Cristo Redentor, do Taj Mahal e da Torrei Eiffel.
Fernando Gabeira foi conversar com a população também sobre concessões de estacionamento. Diversos vereadores estão sob suspeita. Um dos principais processos corre em sigilo na Justiça. A cidade é grande polo de atração turística, com montanhas, cachoeiras, palácios e a Granja Comary, que abriga gente não menos suspeita.