Como país que enfrentou guerra civil até 2009 ainda luta para se livrar de campos minados
O norte do Sri Lanka é um mosaico de praias, pequenas ilhas e florestas. Alvo do conflito sangrento entre o grupo rebelde "Tigres de Libertação da Pátria Tâmil" e as tropas do governo esse local ainda carrega as marcas do conflito sangrento que durou 26 anos.
Embora a guerra civil tenha terminado em 2009, as minas terrestres permanecem como um legado mortal na região. Atualmente, estima-se que essa seja uma das áreas com maior concentração de explosivos do mundo. Saiba mais abaixo.
Somente em agosto de 2024, um terreno foi declarado livre de minas e liberado para o uso da população.
Missão de desminagem
Grupos humanitários internacionais assumiram a missão de livrar o Sri Lanka dos campos minados até 2028. O trabalho é perigoso e exige disciplina militar. No locais, onde as equipes se preparam, os integrantes recebem instruções rigorosas de segurança e equipamentos como coletes e e outros equipamento de proteção para o rosto. Veja no vídeo acima.
"Estou muito feliz e orgulhosa, até porque o nosso povo ficou longe daqui por muitos anos... vivendo em lugares diferentes. Então, eu estou ajudando nessa volta para nossa terra natal. Esse é o meu maior prazer com esse trabalho", afirma Suppiramaniyam Saritha, supervisora.
Avançando em campos minados, os especialistas utilizam detectores de metais e radares para identificar minas terrestres enterradas. Em áreas mais precárias, como praias, o trabalho depende da escavação manual.
Como se não bastasse o risco das minas, uma ilha está cheia de plantas venenosas, um galho pintado de branco indica que uma delas está no caminho. A planta encontrada causa irritação na pele e pode provocar cegueira.
Como país que enfrentou guerra civil até 2009 ainda luta para se livrar de campos minados — Foto: Reprodução/TV Globo
Depois de retiradas da terra, as minas são destruídas. Com o apoio do exército do Sri Lanka, tudo é feito com muito cuidado. A terra é peneirada em escavadeiras e caminhões blindados e as minas são levadas para um engradado.
É uma explosão controlada, mas já dá pra imaginar como seria se as minas estivessem enterradas, destruindo tudo ao redor. As explosões trazem à tona lembranças de tempos sofridos.
"Eu tenho 44 anos, então, por cerca de 30 anos eu enfrentei essa guerra... e durante a época da escola, se alguma bomba explodisse, ou se a gente ouvisse algum som, nós corríamos para os abrigos e nos escondíamos lá. Então, depois da guerra, agora, a gente pode ver a nossa terra como ela é realmente... e as pessoas estão felizes por voltarem pra essa área", diz Arulanantham Gunaseelan, agente comunitário.
Como país que enfrentou guerra civil até 2009 ainda luta para se livrar de campos minados — Foto: Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Globo Repórter - Sri Lanka - 13/12/2024
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter