‘Meu Ébano’: a história por trás do sucesso de Alcione
"Meu Ébano", um dos maiores sucessos de Alcione, nasceu de uma ideia inusitada de Nelson 'Neneo' de Morais. O compositor contou com a ajuda do parceiro Paulinho Resende para desenvolver uma letra para a melodia que tinha criado. O processo criativo não foi fácil, e o maior desafio foi encontrar uma rima para “chapéu”.
"Quando a gente começou: 'É, você é um negão de tirar o chapéu'. E a rima? Não tinha! Era nenéu, era céu, era mais nada. Aí ele colocou "créu", mas para tirar o 'créu' porque a gente não gostava dessa palavra", conta.
Mas não teve jeito. Eles não acharam nada melhor e a música ficou assim mesmo. Neneo foi encontrar Alcione na saída de um show, no Teatro Rival, onde entregou para a cantora uma fita.
"Eu sempre tive um sonho de gravar com ela. Eu tinha um sonho de ver a Alcione, achava ela incrível, sabe?". Beijei a fita três vezes, aí dei para ela. E vim rezando", conta o compositor.
"Quando saí do Teatro Rival, encontrei com Neneo. Aí ele: 'Colega, tem uma música para lhe mostrar'. Eu cheguei em casa, coloquei a fita: 'É, você é um negão de tirar o chapéu, não posso dar mole, senão você... créu.' Olha, eu achei 'créu' o máximo", diz Alcione.
"De repente, toca o telefone. Aí eu atendo: 'Ô, colega!'. Nunca mais esqueço. 'Olha, eu adorei sua música.Vou gravar e vai ser o maior sucesso'", conta Neneo.
Alcione, no entanto, conta que ao levar a música para seu diretor, a reação não foi positiva.
"'Como você vai cantar uma palavra dessa? Créu? Você não pode'. Ah, não deu outra. Falei: 'Quem disse que eu não posso? Você não sabe das coisas que eu sou capaz!'", relata a cantora.
‘Meu Ébano’: a história por trás do sucesso de Alcione — Foto: Alcione subiu pela primeira vez em um palco aos 12 anos
Veja a íntegra do programa abaixo:
Globo Repórter Personalidades - Alcione - 29/11/2024
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter: