Por Globo Repórter


Os perigos da soroterapia: tratamento promete resposta rápida, mas pode provocar efeitos colaterais; veja quais

Os perigos da soroterapia: tratamento promete resposta rápida, mas pode provocar efeitos colaterais; veja quais

O Globo Repórter desta sexta-feira (14) alertou para os perigos da soroterapia, uma espécie de suplementação de vitaminas, minerais e aminoácidos diretamente na veia em forma de soro ou em injeção intramuscular.

Em busca de uma maneira mais acelerada de obter micronutrientes, pessoas têm buscado esse tratamento que promete resposta rápida do organismo, mas tem provocado vários efeitos colaterais, conforme alertam os médicos. Saiba mais abaixo:

Sociedade Brasileira de Endocrinologia não recomenda

O Globo Repórter conversou com a diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Karen De Marca para entender porque a instituição não recomenda esse tipo de procedimento.

“A gente indica que não se faça esse tipo de soroterapia, que tome cuidado, cheque se o médico fez exames para prescrever isso. Esse tipo de via vai ser apenas para casos exclusivos em que tem deficiência de absorção. Então a gente realmente contraindica esse tipo de procedimento", disse.

A especialista ainda ressaltou complicações de saúde sérias associadas ao excessivo de vitaminas, causado pela soroterapia.

"Depois a pessoa vai reclamar que está com cálculo renal, sobrecarga, fadiga, palpitação, porque todo esse excesso pode provocar esses sintomas. Muito perigoso”.

LEIA TAMBÉM:

Veja a íntegra do programa abaixo:

Globo Repórter - O poder das vitaminas e sais minerais -14/06/2024

Globo Repórter - O poder das vitaminas e sais minerais -14/06/2024

Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!