Globo Repórter completa 50 anos de história e exibe 5 programas especiais a partir de 31 d
O Globo Repórter completou 50 anos no dia 3 de abril e uma série de cinco programas especiais celebraram a data, de 31 de março a 28 de abril. Eles mostraram como os brasileiros se informaram pelo Globo Repórter sobre tecnologia, sociedade, saúde, meio ambiente e viagens. Os especiais destacaram também como as reportagens impactaram a vida dos entrevistados.
Ernesto Paglia, Pedro Bassan, Beatriz Castro, Lilia Teles e Jorge Pontual comandam as matérias dos especiais na celebração do aniversário. Segundo a diretora do programa, Mônica Barbosa, esses repórteres tiveram participações expressivas no Globo Repórter ao longo dos últimos anos. Confira abaixo a programação.
- 'O Globo Repórter sempre foi vanguarda do jornalismo', diz Pedro Bial em live nos 50 anos do programa
- Globo Repórter completa 50 anos e apresentadores gravam mensagens de parabéns
- Veja como a tecnologia mudou o jeito de fazer o Globo Repórter, em 50 anos
- Diretora do Globo Repórter descreve o programa: ‘Informativo e inspirador’
- ‘É um cinquentão maravilhoso, no shape’, diz repórter Lilia Teles
31 de março: Tecnologia - veja a íntegra
Da televisão em preto e branco ao metaverso. Um salto tecnológico em 50 anos. Junto com brasileiros que ajudaram o Globo Repórter a contar a história da revolução digital, o programa revisita momentos de grandes transformações e olhar para o futuro. Ernesto Paglia, um apaixonado e profundo conhecedor do assunto, integrou a equipe em 1983 e renovou a linguagem do Globo Repórter. Ele trabalhou exclusivamente para o programa como repórter durante os três anos seguintes. Desta vez, refaz a cena da primeira ligação de celular da história, realizada no dia 3 de abril de 1973, mesmo dia da estreia do Globo Repórter. Paglia pede ainda uma descrição do Globo Repórter ao chatGPT.
Em 1991, os irmãos Christian e Michael foram entrevistados no Globo Repórter que mostrou o crescimento do mercado de vídeo games no Brasil. 30 anos depois, a equipe reencontrou os dois. — Foto: Globo Repórter
Repórter Ernesto Paglia em cenário criado com objetos antigos. A máquina de escrever, por exemplo, perdeu sua importância no mercado de trabalho. Foi substituída pelo computador. — Foto: Globo Repórter
07 de abril: Sociedade - veja a íntegra
A reportagem de Pedro Bassan se debruça sobre as mudanças na sociedade nas últimas cinco décadas. Quando o primeiro programa foi ao ar em 1973, a mulher brasileira ainda não tinha os direitos jurídicos iguais ao homem, nem mesmo o divórcio existia. De lá para cá, foram muitas transformações nas relações humanas. O episódio tratar do comportamento dos brasileiros e mostrar o que mudou nas cidades, no trabalho e no casamento. E o que ainda se mantém na vida do país, como episódios de racismo, machismo e preconceito. O programa reencontrou pessoas que abriram suas vidas para o Globo Repórter para contar o que aconteceu com elas nos últimos anos.
Pedro Bassan encontra a professora Suellen da Silva Santos, de Barra do Piraí (RJ), que escreveu uma carta para o Globo Repórter há 20 anos — Foto: Globo Repórter
14 de abril: Saúde - veja a íntegra
O Globo Repórter sempre trata de alimentação saudável, o combate ao estresse e à ansiedade e o reflexo de tudo isso no cotidiano das pessoas. A reportagem de Lilia Teles mostra as descobertas científicas que transformaram a vida dos brasileiros e resgata histórias de gente que se superou, e hoje vive melhor, depois de adotar um estilo de vida saudável. Segundo a diretora Mônica Barbosa, o programa encontrou pessoas que escolheram a profissão que exercem hoje, por exemplo, ou passaram a praticar atividade física por causa de um programa do Globo Repórter.
Imagem do programa ‘Meningite: um inimigo por toda parte’, de 06/05/1975 — Foto: Globo Repórter
21 de abril: Meio ambiente - veja a íntegra
O Globo Repórter foi um dos primeiros programas a falar para os brasileiros sobre sustentabilidade. Além disso, foi um dos primeiros a ter autorização para desbravar Fernando de Noronha e a produzir matérias jornalísticas numa aldeia yanomami, a levantar bandeiras ecológicas como a defesa das baleias. A reportagem de Beatriz Castro se debruça sobre o meio ambiente e retoma as jornadas feitas pelas florestas brasileiras, a parceria de especialistas que descobriram lugares intocados e espécies exóticas. No especial, ela irá ao Parque do Xingu para revisitar os indígenas que nos apresentaram a emocionante cerimônia do quarup.
Guerreiros Kamayurá, etnia de Mato Grosso — Foto: Globo Repórter
28 de abril: Viagens - veja a íntegra
O brasileiro descobriu inúmeros paraísos com o Globo Repórter. Em cinco décadas, o programa desbravou locais que viraram roteiro da moda após uma reportagem. Direto de Nova York, o repórter Jorge Pontual convida o público a rever culturas que o programa apresentou aos brasileiros, sem sair do sofá e também relembra as viagens que marcaram a história da TV brasileira, algumas icônicas feitas por Gloria Maria. Pontual foi editor-chefe do Jornal da Globo e do Globo Repórter entre 1983 e 1996.
Gloria Maria no Irã em 2017 — Foto: Globo Repórter
O programa
Há cinco décadas, o Globo Repórter entrega informação e entretenimento. O programa conta com reportagens de repórteres de todo o Brasil, de correspondentes internacionais, e tem apresentação de Sandra Annenberg. Sérgio Chapelin ficou à frente do Globo Repórter de 1973 até 2019, quando se aposentou, dando lugar a Sandra Annenberg e Glória Maria, que morreu em fevereiro de 2023, após lutar contra um câncer. O programa vai ao ar às sextas-feiras, após o ‘BBB 23’.
Apresentadora Sandra Annenberg — Foto: Globo Repórter
Sérgio Chapelin na abertura do programa sobre Boa Esperança do Sul, em 1976. — Foto: Globo Repórter