Noruegueses aproveitam as férias em cabanas sem luz e água encanada no meio da montanha
No inverno, com os dias mais curtos e o céu quase sempre nublado, a visibilidade é ruim e as pistas ficam muito escorregadias. São inúmeros os acidentes. Principalmente durante tempestades de neve.
Nessa época do ano, muitos noruegueses sofrem de uma doença conhecida como depressão do inverno. Um mal que muita gente não consegue enfrentar. Por isso, em vários pontos do país, existem cartazes com lugares, endereços e telefones onde essas pessoas podem buscar ajuda. As pessoas espalham pela cidade bilhetes, desenhos e frases positivas. O inverno é lindo, mas tem muitos problemas.
Essa estação do ano é tão natural para os noruegueses como o verão para nós brasileiros. A vida segue normal com qualquer tempo. Faz parte da cultura norueguesa passar temporada em cabanas isoladas no alto das montanhas para curtir a natureza. Eles fazem isso mesmo durante o inverno rigoroso. A equipe do Globo Repórter resolveu conhecer uma dessas cabanas. Quem fez o convite não foi um norueguês e sim uma brasileira.