Em 1975, o Globo Repórter documentou a epidemia de meningite, que a ditadura tentou esconder; relembre

Em 1975, o Globo Repórter documentou a epidemia de meningite, que a ditadura tentou esconder; relembre

Em 50 anos de história, o Globo Repórter sempre noticiou as descobertas, os avanços e os desafios da saúde no Brasil e no mundo. Reportagem resgata imagens das epidemias de meningite, cólera e o trabalho complexo de pesquisadores, nas últimas cinco décadas.

A constituição de 1988 criou o SUS, garantindo a todos os brasileiros o direito à saúde. Mas os primeiros programas do Globo Repórter foram ao ar bem antes disso. Em 1975, o programa documentou a epidemia de meningite, que a ditadura militar tentou esconder da população.

Epidemia de meningite em 1975 — Foto: Globo Repórter

Em 2011, por exemplo, o programa esteve em emergências, hospitais e postos de saúde para mostrar uma realidade que alguns queriam esconder, mas que boa parte da população queria denunciar.

Em 1987, mostrou um importante avanço na luta contra a Aids: quando cientistas da Fundação Oswaldo Cruz conseguiram isolar o vírus.

Em 1991, o programa foi até o foco da epidemia de cólera e destacou a importância de lavar as mãos para evitar a doença. Gesto simples e que voltou a ser valorizado em 2020, na epidemia de Covid.

Em 2020, mostrou que o isolamento e o medo provocados pela pandemia de Covid fizeram aumentar o número de pessoas com ansiedade e depressão. Assista à reportagem completa em vídeo.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!