O Globo Repórter completa exatos 50 anos nesta segunda-feira (3) e, para celebrar a data, a apresentadora Sandra Annenberg participou de uma live com o apresentador Pedro Bial e o repórter Jorge Pontual sobre a história deles no programa.
Bial foi repórter exclusivo do Globo Repórter de 1984 a 1988 e Jorge Pontual, que chegou a participar da edição de estreia, em 1973, foi diretor do programa de 1984 a 1995.
Eles lembraram momentos icônicos do programa e outros inusitados, como quando Bial apareceu de sunga numa cachoeira, ao fazer um perfil da Xuxa. Foi a primeira vez que um repórter aparecia de sunga na TV.
Bial lembrou que Pontual era um chefe maravilhoso, que vibrava em diversos momentos, desse o surgimento da pauta. O apresentador comentou também sobre os primeiros anos do Globo Repórter, quando ele era feito por grandes documentaristas do Cinema Novo, como Eduardo Coutinho, citou o carinho pelos colegas de profissão, destacou o nível de excelência do programa, destacou a importância das pautas e revelou que era um iniciante que aprendeu muito quando participou do programa, na década de 1980.
“O Globo Repórter sempre foi vanguarda do jornalismo. Alguns temas foi o Globo Repórter que implantou, como o meio ambiente”, afirmou Bial.
Jorge Pontual, Sandra Annenberg e Pedro Bial em live de aniversário dos 50 anos do Globo Repórter — Foto: Globo Repórter
Pontual relevou ter muita saudade da época em que foi diretor do programa, mas confessou que gostou mais de ser repórter. Ele também lembrou que, ao mesmo tempo que o Globo Repórter faz grandes reportagens com um tempo maior de produção, muitas edições de perfis de personalidades foram feitas em poucos dias, alguns até num único dia, como na morte do Chacrinha, em 1988. O jornalista destacou ainda a importância da figura de um diretor no programa.
Sandra Annenberg lembrou que, quando o Globo Repórter estreou, em 3 de abril de 1973, o Brasil tinha 103 milhões de habitantes e hoje somos mais que o dobro; 56% da população moravam em áreas urbanas e hoje são 86% nas cidades; 24,1% do total de domicílios do país tinham TV e hoje o índice é de 96,3%; a expectativa de vida era de 58,5 anos de idade e hoje é de 76,6 anos; a taxa de analfabetismo era de 33% e hoje é de 6%.
Confira no site nosso conteúdo especial comemorativo pelo aniversário:
- Veja como a tecnologia mudou o jeito de fazer o Globo Repórter, em 50 anos
- Apresentadores gravam mensagens de parabéns
- Especial Tecnologia: as mudanças dos últimos 50 anos com um olhar para o futuro; veja a íntegra
- 'Só tenho a agradecer', diz Sandra Annenberg, à frente da apresentação do programa
- Diretora do Globo Repórter descreve o programa: ‘Informativo e inspirador’
- ‘É um cinquentão maravilhoso, no shape’, diz repórter Lilia Teles
- Quiz: o que você sabe sobre os 50 anos do Globo Repórter? (Parceria Memória Globo)
- MEMÓRIA GLOBO:
- Confira curiosidades dos 50 anos do programa
- Saiba tudo sobre a história do programa e reveja trechos de edições antigas
- FANTÁSTICO: Preparativos para os 50 anos começaram há meses; entenda