Próximo Milênio: Ian Bremmer, presidente do Eurasia Group
.
Quem vai ganhar a guerra entre Estados e corporações? Na década de 90, com a queda da URSS, a economia de mercado parecia imbatível. Foram privatizações, menos regulamentação e presença do Estado em vários setores da economia e rédeas soltas para bancos e investidores. Deu no que deu. O cenário do mundo é sombrio: EUA lutando contra o perigo da deflação e do desemprego e a União Europeia se arrastando para sair da crise.
Essa é a opinião do cientista político Ian Bremmer, que vive viajando pelo mundo elaborando análises de conjunturais e de riscos das mais diversas economias e países do planeta. Para isso, criou um dos grupos de análise mais respeitados e procurados dos EUA, o Eurasia Group. Dois de seus livros são best sellers em vários países do mundo. The End of Free Market, o mais recente, aborda o conflito entre capitalismo de Estado e de mercado. The J Curve examina como nações enriquecem e empobrecem.
“Bremmer se tornou uma combinação de enciclopedista com futurólogo. Você dá o nome do país ou do problema e ele dispara com dados e currículos precisos”, conta o correspondente Lucas Mendes, que foi encontrar Bremmer nos estúdios da Reuters para gravar a entrevista. “Não conhecia o Ian Bremmer pessoalmente. Me surpreendi com a aparência mais jovem do que nas fotos. É jovem também de cabeça e de guarda roupa. Disse que jamais usa gravata e pediu para não ser chamado de professor nem mesmo de mister Bremmer. “Ian esta ótimo!”, me disse ele”.
', 'https://g1.globo.com/globo-news/milenio/platb/2010/11/26/proximo-milenio-ian-bremmer-presidente-do-eurasia-group/', '.entry img');" >Orkut
30 novembro, 2010 as 00:06
Excelente entrevista!
3 dezembro, 2010 as 17:50
Muito boa a entrevista. Embora tenha sido curta. Muito interessante. O entrevistado demonstra ter realmente conhecimento sobre os assuntos que comenta. Excelente