Conheça a maior estação ecológica de esgotos do Brasil
Uma estação de tratamento de esgoto que não exala mau cheiro nem odores? No Cidades e Soluções desta semana você vai conhecer a maior estação ecológica de esgotos do Brasil. Em Araruama, na região dos lagos, litoral fluminense, em vez de energia elétrica ou produtos químicos para tratar a matéria orgânica, apenas plantas. São elas que cuidam da parte mais importante do tratamento. São 170 litros de esgoto por segundo.
Outra vantagem é a economia. Se fosse para tratar a mesma quantidade de esgoto em uma estação convencional, seriam gastos apenas com produtos químicos aproximadamente R$ 77 mil por mês. Graças ao uso de plantas, o custo é zero.
A economia também é grande em relação a conta de luz. Numa estação convencional, com mais máquinas e equipamentos, gasta-se aproximadamente R$ 20 mil por mês para tratar a mesma quantidade de esgoto. Oito vezes mais do que em Araruama.
O programa vai ao ar nessa quarta-feira (13) às 23h30!
14 agosto, 2014 as 02:03
Muito bom o programa. Parabéns André ! Moro atualmente no MT e torço para que os gestores das estações de tratamento daqui também assistam ao programa e vejam o potencial deste tipo de tecnologia, que usa inclusive uma planta pantaneira. Vida longa ao Cidades e Soluções.
14 agosto, 2014 as 10:26
Excelente iniciativa, parabéns.
14 agosto, 2014 as 15:46
MUITO INTERESSANTE ESTE MÉTODO E O MAIS LEGAL SE OUTROS LUGARES PUDESSEM FAZER O MESMO TRABALHO, INFELIZMENTE TUDO É QUESTÃO DE POLÍTICA
21 agosto, 2014 as 00:05
Boa noite, sou Eng Florestal e gostaria muito de saber mais como fazer o tratamento de esgoto.
Pretendo apresentar o projeto na cidade que moro e tentar implantar aqui na região do ES.
Aguardo retorno.
Obrigado!
21 agosto, 2014 as 13:04
Olá,Prof. André Trigueiro!
Traga esse caso de sucesso – Araruama para Fernando de Noronha/PE.
Precisamos urgente, de algo sustentável e ecológico, com essa estação de Araruama.
Lembrando: Noronha, é um parque nacional e santuário ecológico, está absolutamente atrasado nesse quesito.
Nesse período eleitoral, pra quem não lembra, o arquipélago é anexado a Pernambuco.Governado pelo sr. Eduardo Campos que deixou o arquipélago sem nenhuma infra-estrutura básica.
Aqui, fica a minha humilde sugestão de pauta.
Parabéns pelo programa!
22 agosto, 2014 as 08:28
Bom dia!
Eu fiquei muito interessada nesse projeto. É uma maneira exuberante de manter uma população arejada com bons odores. tenho estações que cheira muito e não consegui ainda abater esse odor. mim ajude em algo que for possivel
Grata desse!
22 agosto, 2014 as 14:27
O Homem renovando a natureza com os próprios recursos dela, isso é sustentabilidade!!! Parabéns a todos pela iniciativa!
22 agosto, 2014 as 20:44
prezados perdi o programa e gostaria muito de rever como faço
24 agosto, 2014 as 21:49
Quais fatores influenciam na baixa adesão das prefeituras a estes tipos de soluções? Na entrevista, um rapaz citou que é a falta de informação.. Será que existe uma maneira de um cidadão comum influenciar de alguma forma a adesão do seu município a estes modelos de negócios?
27 agosto, 2014 as 15:03
Verdade moro bem proximo a estação de esgoto e não tem nenhum cheiro mesmo fico feliz. Espero que se espalhe pelo nosso Brasil!
29 agosto, 2014 as 13:45
Nós que ficamos felizes de ter certeza que estamos divulgando uma ação que funciona de verdade e que os telespectadores já comprovaram.
31 agosto, 2014 as 22:29
Primeiro parabéns pelo excelente programa, todos são ótimos, porém este é especial, por que como Engenheiro Agrícola que sou, e trabalhar sistemas naturais de tratamento de esgotos, eu fico muito feliz por essa ete em funcionamento, o sistema que eu geralmente trabalho é reator anaeróbio aliado a um filtro de brita com plantas, que dá um apelo paisagístico muito bom. além do sistema ficar muito bonito, ainda temos uma alta eficiência e um efluente de ótima qualidade. Quem quiser entrar em contato, pode entrar no nosso site, ficaremos felizes em mostrar o nosso sistema. https://www.demeter.eng.br
Um abraço a todos e parabéns pelo programa!!
2 setembro, 2014 as 14:55
Andre, com esta planta,ali na região de guarulhos/Penha, poderiamos limpar o rio tiete em Sao paulo e assim teremos agua p/ todos e limpa, mas todo espaço cercado sem acesso pelos prox.100 anos. grto.abr.Fujiy
15 setembro, 2014 as 20:15
Olá André!
Como sempre as matérias do programa Cidades e Soluções são exemplares.
Porém sempre que assisto uma das matérias feitas por vocês, me dá uma enorme tristeza. Sim por ver as soluções simples e inteligentes que poderiam ter resolvido tantos problemas e evitado tantos gastos inúteis de dinheiro público, mas que por outros interesses são descartadas em grande parte. Pergunto, por que uma cidade tão pequena como Embu das Artes, tão próxima de tantos erros já cometido em SP, prefere persistir nos mesmos caminhos. Por que aqui não se adotou um caminho diferente! É triste. Mas pelo menos existem algumas vozes como a sua e com certeza existe também a esperança de mudanças. Muito obrigado por ser esta voz.
Francisco Maia.