ter, 18/03/14
por Klara Duccini |
A bióloga Neiva Guedes com um filhote de Arara Azul
No Cidades e Soluções, você vai acompanhar como é feito o trabalho de preservação da Arara Azul. A espécie entrou pra lista das espécies ameaçadas de extinção na década de 80, mas vem se recuperando graças ao trabalho incrível da bióloga Neiva Guedes e do Instituto Arara Azul.
Logo no primeiro bate-papo com a Neiva, fiquei encantada. A história dela por si só já valia a reportagem, mas quando se misturou com a beleza das araras azuis, ficou ainda mais encantadora. Conhecer alguém que dedicou boa parte da sua vida profissional, e até a pessoal, à natureza foi um incentivo pra fazer a reportagem com ainda mais empenho.
Durante dois dias, pude conhecer um pouco da vida no pantanal sul-matogrossense e ver muitas araras azuis cruzando os céus da região. Um sinal de que o projeto deu certo e que outras pessoas da cidade, assim como eu, também mereciam conhecê-lo.
por Klara Duccini
Para mais informações sobre o Instituto Arara Azul, clique aqui.
Para mais informações sobre os estudos do Dalgas Frisch, clique aqui.
Para informações sobre maus tratos de animais, clique aqui.
2 comentários »
qui, 13/03/14
por Klara Duccini |
A construção civil é setor da economia que mais impacta o meio ambiente. O Cidades e Soluções, desta semana, abre espaço para projetos inovadores que promovem modelos construtivos mais eficientes e sustentáveis. Para compensar a falta de verde nas grandes cidades, por que não um telhado verde?! O que já é realidade em diversas partes do mundo está ganhando força no Brasil. Acompanhamos a montagem de um telhado verde em São Paulo, e mostramos a solução encontrada por um shopping center para diminuir a quantidade de lixo orgânico que o empreendimento enviava para os aterros sanitários.
No Sul do Brasil, empresários paranaenses apostaram nos contêineres como local de trabalho e economizaram espaço, tempo e dinheiro na construção.
6 comentários »
sex, 07/03/14
por Klara Duccini |
No Cidades e Soluções desta semana, conheça os bastidores de um dos mais modernos viveiros de mudas de árvores do país. Veja como o conhecimento científico e a inovação tecnológica ajudam a aquecer um mercado que ganha força no Brasil. E a expectativa de que proprietários rurais possam revegetar uma área equivalente a 5 vezes o estado do rio de janeiro por conta do código florestal.
Para mais informações sobre a empresa que mostramos no programa, clique aqui.
Abaixo, seguem os números parciais referentes a produção de mudas nativas no Brasil levantados por um projeto feito por uma COOPERAÇÃO do MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA) E do INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA):
- NOME DO PROJETO: “CUSTOS E GARGALOS PARA A RESTAURAÇÃO FLORESTAL NO BRASIL”
- OBJETIVOS: Desenhar um panorama da situação dos viveiros no Brasil; compreender capacidade do país em cumprir sua legislação ambiental e propor políticas públicas que auxiliem para o cumprimento dessas leis.
- METODOLOGIA: Entrevistas a viveiros e produtores de mudas e sementes de árvores nativas do Brasil através de um questionário estruturado, aplicado via telefone e email. Somente foram entrevistados viveiros que produzem espécies nativas.
- RESULTADOS PARCIAIS (96% dos viveiros levantados inicialmente já foram entrevistados) – 249 viveiros responderam à entrevista.
Tabela 1. Número de viveiros que participaram da pesquisa, por região.
Fonte: dados da pesquisa.
Tabela 2. Capacidade média de produção anual de mudas por região.
Fonte: dados da pesquisa
Tabela 3. Produção anual média de mudas por região.
Fonte: dados da pesquisa
Comentários desativados