Cidades e Soluções ganha prêmio de jornalismo e doa valor aos índios suruís
O programa Cidades e Soluções foi agraciado na noite de ontem (30/10) com dois prêmios. O primeiro, já anunciado previamente pelos organizadores, foi o de Jornalismo & Companhia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade na categoria televisão, pela reportagem ”Índios protegem a floresta com Smartphones“, exibida em 27/jun/2012.
O segundo prêmio, revelado apenas ao final da cerimônia realizada na Ecohouse em São Paulo, foi o mais importante da noite. A comissão julgadora selecionou dentre todas as reportagens, de todas as treze categorias premiadas, qual o trabalho mais relevante. E o Cidades e Soluções foi novamente escolhido.
O Prêmio Jornalistas & Companhia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade registrou este ano um número recorde de inscrições: foram 1.023 trabalhos registrados de 572 jornalistas de todo o Brasil.
A equipe agraciada reúne os jornalistas André Trigueiro, Aline Peres, Klara Duccini, Silvana Requena, Clarissa Cavalcanti, Rita Araújo, Marcus Vinícius, Franklin Feitosa, Jakson Binas, Martha Sampaio, Ana Paula Mandina e Ana Carolina Oliveira.
A reportagem premiada tem origem em um projeto da Coluna Sustentável, do Jornal da Globo, apresentada por André Trigueiro. A reportagem de pouco mais de seis minutos exibida no telejornal da Rede Globo inspirou uma versão estendida, de aproximadamente vinte e três minutos (com um novo roteiro e mais entrevistas), que acabou sendo agracidada com o prêmio.
Decidimos doar o valor do Prêmio Especial (R$ 10 mil) para a Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí https://www.surui.org/ , que vem desenvolvendo um trabalho expecional em defesa desta comunidade historicamente perseguida e desrespeitada em seus direitos. Importante lembrar que o líder Almir Suruí permanece ameaçado de morte por denunciar a ação de madeireiros clandestinos na reserva Suruí, na divisa dos estados de Rondônia e Mato Grosso.
Agradecemos mais uma vez a todos os que nos acompanham na Globo News, no Canal Futura ou na internet.
Um grande e afetuoso abraço,
André Trigueiro e equipe