Formulário de Busca

A casa do novo mundo

qua, 30/06/10
por Marina Saraiva |

Esta semana, o Cidades e Soluções mostra a New World Home, uma fábrica de casas ecológicas. A correspondente Sandra Coutinho foi conhecer a casa modelo, em Nova York, que ganhou o título de “Casa do ano” da Associação de Construtores dos EUA. E foi até Moosic, na Pensilvânia, saber como é a produção da casa, projetada para economizar matéria-prima, água e energia. Ela conta agora um pouco da experiência.

 casapeq

A Casa do Ano foi uma reportagem que, literalmente, “tropeçou” em nós. Os caminhões com os módulos da casa estavam bloqueando a rua quando eu tentava chegar à escola para levar meus filhos pela manhã. Quando descobri o que era, comecei a achar que o engarrafamento tinha valido à pena. Melhor ainda quando soube que a imprensa americana só vai poder fazer a matéria em novembro, quando a eleição vai ser divulgada por uma famosa revista aqui dos Estados Unidos. Ou seja: só o Cidades e Soluções conseguiu dar em primeira mão e com exclusividade!

 sandravale

No penúltimo dia em que esteve aberta ao público, a casa modelo recebeu uma visita ilustre: o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. Ele tem grande interesse em assuntos ecológicos e pediu uma visita depois do horário do fechamento. Foi com vários assessores para, quem sabe, usar as ideias pra melhorar a qualidade de vida da “Big Apple”…

Por Sandra Coutinho

Não perca! Fábrica de casas ecológicas, hoje, às 23h30, na Globo News.

A origem da carne

sex, 25/06/10
por Marina Saraiva |

VEJA AQUI O VÍDEO DO PROGRAMA: Já é possível para o consumidor de algumas cidades brasileiras garantir, na hora da compra, que a carne bovina não vem de áreas de desmatamento ou onde se explora o trabalhador de forma irregular. Novas tecnologias permitem o rastreamento da origem da carne.

Hoje – Carne certificada

qua, 23/06/10
por Marina Saraiva |

O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo, e o maior exportador. Temos, no país, 200 milhões de cabeças de gado. Parte significativa desta produção está localizada em áreas de floresta, ou em fazendas onde a exploração da mão-de-obra é feita sem respeitar a legislação trabalhista.

Mas já existem iniciativas para rastrear a origem da carne, com a garantia de que a produção não provoca desmatamentos nem utiliza mão-de-obra escrava ou infantil. É o que vamos mostrar nesta edição. Redes de supermercado no Brasil disponibilizam a carne certificada, que monitora o gado desde o seu nascimento até o abate, com sistemas como o Safe Trace, adotado pela rede Super Nosso, e o programa Qualidade desde a origem, da rede Pão de Açúcar.

carnelegal

O Ministério Público Federal lançou a campanha Carne Legal, para conscientizar os consumidores e estimulá-los a buscar informações sobre a origem da carne. É fundamental neste processo o papel do cidadão, que tem uma chance valiosa de exercer sua responsabilidade social e ambiental na hora de comprar.

Não perca! Carne certificada, hoje, às 23h30, na Globo News.

Cidades e Soluções recebe prêmio Top Etanol

qua, 23/06/10
por Marina Saraiva |
| tags

Mais uma vez, tenho a felicidade de relatar aqui o reconhecimento ao trabalho de uma grande equipe, que se repete em cada edição do Cidades e Soluções. O programa recebeu o prêmio Top Etanol de Jornalismo, na categoria Telejornalismo, com o programa “O Etanol do Século 21″, exibido em 11/10/2009. 

“O etanol do século 21″ (que você pode rever clicando aqui) é resultado de uma parceria com a EPTV, afiliada da Rede Globo em Ribeirão Preto. No programa, mostramos o ciclo de produção do etanol, as inovações tecnológicas e alternativas para reduzir os impactos do processo produtivo.

A gerente de Jornalismo da EPTV Ribeirão Preto, Edith Gonçalves, representou a equipe na cerimônia de entrega do prêmio, no dia 7 de junho, em São Paulo.

premioetanol
Edith Gonçalves, da EPTV de Ribeirão Preto, recebeu o prêmio Top Etanol, na categoria Telejornalismo, organizado pela Fundação AGORA, de André Dias, presidente da Monsanto. O prêmio, no valor de R$10.000,00, foi dividido igualmente entre todos os integrantes da equipe.

Agradecemos muito a dedicação, a seriedade e o comprometimento de toda a equipe envolvida no programa, em Ribeirão Preto e aqui no Rio de Janeiro. A parceria com as afiliadas é fundamental para o programa, porque permite que possamos mostrar soluções inteligentes e ambientalmente corretas em todo o Brasil.

Parabéns a todos por mais esta conquista!

Clique aqui para saber mais sobre a premiação.

Missão cumprida

qui, 17/06/10
por andre trigueiro |

Caros:

Seja pela audiência, seja pela repercussão do assunto em nosso blog, consideramos amplamente positivo o resultado da série especial sobre transgênicos exibida na Globo News. O tema é amplo, complexo, multidisciplinar, e não envolve apenas as áreas de saúde e meio ambiente como muitos apressadamente imaginam, mas também economia, segurança alimentar e a geopolítica dos alimentos, regras claras e transparentes (e suficientemente seguras) para o licenciamento de novos produtos geneticamente modificados.

A questão não se resume a ser contra ou a favor dos transgênicos – o que nos parece algo pequeno considerando o enorme potencial de crescimento e uso sustentável da biotecnologia – mas de reconhecer o direito à informação e à transparência no processo de decisão que envolve os interesses de contribuintes, eleitores e consumidores.

Ao contrário do que sugerem algumas mensagens recebidas e postadas em nosso blog – que para nossa alegria se transformou num fórum aberto, absolutamente democrático, onde se deu o livre debate de ideias sobre transgênicos – o tema é claramente controverso. A ciência que teme a controvérsia não é ciência, pois que os próprios cientistas se nutrem da controvérsia para fortalecer suas convicções e posturas. Pobre do país em que argumentos bem construídos em favor de uma determinada tese forem rechaçados, desautorizados ou patrulhados porque “a maioria não pensa assim”. Onde estaria a ciência hoje sem a contribuição das “minorias”?

Quando o Ministério da Saúde (Anvisa) e o Ministério do Meio Ambiente (IBAMA) são votos minoritários – e usualmente vencidos dentro da CTNBio – em defesa de mais pesquisas na área dos transgênicos, temos uma questão de alto interesse jornalístico. Quando a CTNBio defende que as empresas não sejam obrigadas a monitorar os efeitos dos transgênicos após a liberação para uso comercial, e é criticada abertamente pelo Ministério da Saúde (através de sua Secretaria de Ciência e Tecnologia) temos outra questão de alto interesse jornalístico.Quando as regras definidas pela CTNBio para evitar a contaminação de lavouras orgânicas por transgênicos se revelam na prática inócuas ou quando três projetos de Lei tramitam no Congresso Nacional sugerindo a supressão da rotulagem dos transgênicos, temos mais e mais questões de interesse jornalístico.

Não por acaso todas essas informações – consideradas desimportantes por muitos dos tomadores de decisão – tornaram-se visíveis a partir das reportagens exibidas. Que através delas, o chamado “princípio da precaução” – equivocadamente entendido em certos nichos como obstáculo para o avanço da ciência – possa inspirar os rumos da biotecnologia numa área da ciência onde os fins, por vezes, quando não há informação e transparência, parecem justificar os meios.

Veja aqui o primeiro programa da série:

E, abaixo, o segundo programa:

Transgênicos – Segunda Parte

ter, 15/06/10
por Marina Saraiva |

Caros:

Neste segundo programa mostraremos os bastidores da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), a quem cabe o licenciamento de organismos geneticamente modificados no Brasil.

Exibiremos entrevistas exclusivas com o atual presidente da Comissão, e também com uma pesquisadora que pediu demissão da CTNBio em carta aberta, na qual denuncia a ausência de pesquisas científicas sérias que pudessem eliminar eventuais riscos causados pelos transgênicos à saúde e ao meio ambiente.

milhop

 São particularmente marcantes os depoimentos dos representantes dos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente confirmando a ausência de pesquisas que pudessem embasar os pedidos de licenciamento já feitos e aprovados.

 Por fim, mostraremos o descumprimento do decreto que exige a rotulagem de produtos transgênicos (que contenham mais de 1% de organismos geneticamente modificados em suas composições). Não há interesse político em fiscalizar o cumprimento do decreto e os consumidores são desrespeitados no direito de saber exatamente o que estão ingerindo.

sojap

 O “Cidades e Soluções Especial : Transgênicos – 2ª parte” vai ao ar nesta quarta-feira às 23:30h, na Globo News.

Transgênicos: a importância do debate

sex, 11/06/10
por Marina Saraiva |

Agradecemos a grande participação dos internautas aqui no blog! O debate sobre a questão dos transgênicos é de fundamental importância, e todas as opiniões são bem-vindas.

O repórter Rafael Coimbra enviou da África do Sul, onde está trabalhando na cobertura da Copa do Mundo, um depoimento sobre o rigoroso trabalho de pesquisa que resultou nos dois programas especiais sobre transgênicos.

raphaelpeq
Rafael Coimbra

O bom jornalismo é feito em cima de dados concretos.
O ideal é o contato direto com os fatos.
As informações vindas de fontes confiáveis e os resultados de pesquisas sérias também ajudam muito.
Quanto mais, melhor.
Só que, no caso dos transgênicos, tudo isso é muito difícil.
A tecnologia microscópica é invisível a olho nu.
As pesquisas sobre o assunto são, quase sempre, produzidas pelas empresas que promovem os produtos.
No Brasil, não existem sequer informações precisas sobre a área plantada dos transgênicos.
Some tudo isso à desinformação por parte dos consumidores e falta de políticas de esclarecimento sobre o tema.
O resultado é um cenário nebuloso.
Ao longo de dois meses mergulhamos fundo mundo dos organismos geneticamente modificados.
Apesar de todos os esforços, não conseguimos chegar a uma conclusão final sobre o assunto.
Cabe ao telespectador, assim como nós, ouvir os argumentos das duas partes e decidir quem tem a razão.
Os que defendem os transgêncios garantem que eles são seguros e economizam os recursos naturais.
Os que são contra afirmam que há evidências de risco à saúde e prejuízos ao meio ambiente.
O mundo dos transgênicos ainda está longe de se totalmente esclarecido, porque a escala de tempo da natureza é muito diferente da humana.
Pode ser que os reflexos dessa tecnologia recente surjam apenas daqui a muitos anos.
É preciso ficar atento, sempre.

Por Rafael Coimbra.

Transgênicos – Saiba Mais

sex, 11/06/10
por Marina Saraiva |

Aqui, você fica sabendo mais sobre o assunto:

- A CTNBio , Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, disponibiliza em seu site a legislação sobre biossegurança no Brasil e dados sobre a regulamentação de comercialização e pesquisa de organismos geneticamente modificados.

- O IDEC, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, lançou uma cartilha alertando para os riscos dos alimentos transgênicos. Ela está disponível para download aqui.

- O CIB, Conselho de Informações sobre Biotecnologia, disponibiliza para download aqui  um guia sobre transgênicos.

- No site da AS-PTA, Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa, você encontra uma seção dedicada ao tema dos transgênicos, com artigos e publicações.

- No site da Monsanto você encontra informações sobre a líder mundial na produção das sementes transgênicas.

- No site Ética da Terra, você encontra um link  para compra do documentário “O mundo segundo a Monsanto”, da jornalista francesa Marie-Monique Robin.

- Clicando aqui, você encontra o link para compra do livro “Sauvez les OGM” (Salvem os Transgênicos), do jornalista Jean-Claude Jaillete, em francês.

Transgênicos: o direito de saber

sex, 04/06/10
por andre trigueiro |

 

Desde que os transgênicos foram liberados no Brasil há 5 anos, já foram licenciadas 11 variedades de milho geneticamente modificados, 4 de soja, 6 de algodão e 10 vacinas para uso veterinário. Nenhum problema em relação a isso, não fosse o fato de que parte da comunidade científica vem denunciando os riscos que os transgênicos representam à saúde humana e ao meio ambiente.

tpeq

 Há ainda muita controvérsia sobre a segurança da tecnologia empregada para a obtenção de novas substâncias, as rotinas do processo de licenciamento e os resultados do uso de sementes geneticamente modificadas no campo. A situação se agrava com o desconhecimento generalizado da população sobre o assunto.

No Brasil, o decreto que determina a rotulagem de produtos transgênicos não é obedecido pela maioria das empresas, e o governo não parece muito interessado em fazê-lo cumprir. Há 3 projetos de lei tramitando no Congresso tentando suprimir a exigência dessa informação nos rótulos dos produtos, o que poderia – segundo alguns especialistas no assunto – configurar grave desrespeito ao direito do consumidor saber exatamente o que está comendo ou usando.

André Trigueiro, Joana Calmon e Rafael Coimbra mergulharam na questão dos transgênicos
André Trigueiro, Joana Calmon e Rafael Coimbra mergulharam na questão dos transgênicos

O “Cidades e Soluções” especial sobre transgênicos pretende dar visibilidade a um debate que misteriosamente parece não ter importância, considerando os poucos espaços reservados ao assunto na mídia.

 Achamos isso tão importante, que decidimos fazer dois programas. E logo no mês do meio ambiente.

Cidades e Soluções Especial: Transgênicos. O primeiro programa vai ao ar no dia 09 de junho, às 23h30, na Globo News.

Test drive dos carros elétricos

qua, 02/06/10
por Marina Saraiva |

VEJA AQUI O VÍDEO DO PROGRAMA: André Trigueiro experimentou dois carros elétricos que já são produzidos em série. Saiba quais são as vantagens destes veículos, as dificuldades de comercialização no Brasil e as perspectivas de popularização.



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade