A periferia de Brasília
VEJA AQUI O VÍDEO DO PROGRAMA: No primeiro programa da série especial sobre os 50 anos da capital federal, o Cidades e Soluções foi conferir a realidade além dos limites do Plano Piloto.
VEJA AQUI O VÍDEO DO PROGRAMA: No primeiro programa da série especial sobre os 50 anos da capital federal, o Cidades e Soluções foi conferir a realidade além dos limites do Plano Piloto.
Veja aqui um resumo do que André Trigueiro registrou no Distrito Federal para o Cidades e Soluções, e saiba porque Brasília é considerada pela ONU uma das 20 cidades mais desiguais do mundo.
Voltei de Brasília perplexo com o que vi. Não imaginava encontrar na periferia do Plano Piloto tanta pobreza e miséria. Como é possível que a cidade alçada à condição de Patrimônio Cultural da Humanidade seja uma das 20 cidades mais desiguais do mundo segundo a ONU. Cidade planejada, que eterniza a genialidade de Lucio Costa e Oscar Niemeyer, Brasília é uma ilha de prosperidade cercada de favelas, loteamentos irregulares e regiões que tentam superar o estigma da exclusão a duras penas.
Ouvimos especialistas que vêm acompanhando os resultados desastrosos de vários anos de omissão, leniência e possivelmente má fé de gestores públicos que cacifaram votos e popularidade às custas da doação irresponsável de lotes.
Sobrevoamos a cidade e vimos de cima imagens que lembram, e muito, as favelas horizontais do Rio de Janeiro, como Rio das Pedras e Maré. Como uma cidade jovem como Brasília chega aos 50 anos replicando como metástase os sinais mais vexatórios de ausência de planejamento urbano?
Quais os principais problemas? Quais as soluções?
No aniversário da Capital Federal, o nosso presente será exibido em dois programas inéditos nos dias 21/4 (data da inauguração de Brasília) e 28/4.
VEJA O VÍDEO DO PROGRAMA: André Trigueiro recebeu no estúdio do Cidades e Soluções três especialistas para discutir o impacto do temporal que atingiu o Rio de Janeiro esta semana, e as medidas que devem ser tomadas para reduzir o impacto das intempéries nas cidades. No Rio de Janeiro, os convidados foram o professor do Laboratório de Hidrologia da Coppe-UFRJ, Paulo Canedo e o coordenador do Observatório das Metrópoles e professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, Luiz César de Queiroz Ribeiro. Em São Paulo, conversamos com o professor de Engenharia da Politécnica da USP, Sadalla Domingos.
VEJA AQUI O VÍDEO DO PROGRAMA: Curitiba recebeu representantes de cidades que são modelo de inovação e planejamento urbano. E o Cidades e Soluções foi conferir os principais exemplos apresentados na Conferência das Cidades Inovadoras.
O Cidades e Soluções de hoje vai debater soluções efetivas para o grande impacto das chuvas nas cidades brasileiras. André Trigueiro recebe no estúdio do Rio de Janeiro o coordenador do Observatório das Metrópoles e professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, Luiz César de Queiroz Ribeiro e o professor do Laboratório de Hidrologia da Coppe-UFRJ, Paulo Canedo. No estúdio de São Paulo, participa o professor de Engenharia da Politécnica da USP, Sadalla Domingos.
Daqui a pouco, às 23:30, na Globo News.
VEJA AQUI O VÍDEO DO PROGRAMA: André Trigueiro foi conhecer de perto a dragagem do Canal do Fundão, uma das principais portas de entrada do Rio de Janeiro. Serão 2,2 milhões de metros cúbicos de resíduos, volume equivalente a mais de dois estádios do Maracanã. Um quarto deste material está contaminado e é encaminhado para um moderno sistema de tratamento e isolamento. O projeto envolve alta tecnologia e parcerias, viabilizada por uma articulação política que beneficia a população e o ecossistema da região da Baía de Guanabara.