‘Como fazer pão?’ Série do G1 ensina a preparar um dos sucessos da quarentena
Brasileiros cumprindo medidas de isolamento social aproveitaram o tempo em casa para se aventurar na cozinha e uma das receitas mais populares tem sido um velho conhecido: o pão. (veja vídeo). A plataforma Google Trends, que mede a popularidade de termos em buscas pela internet registrou na semana entre os dias 22 e 28 de março, quando os estados brasileiros começaram a endurecer a quarentena, um aumento de três vezes no número de pesquisas com frase “como fazer pão” em território brasileiro.
Timelines e feeds nas redes sociais estão repletas de tentativas: algumas funcionam, outras, nem tanto. Por isso, o G1 resolveu entrar nessa com a consultoria do padeiro Mauro Di Poldo. Ele ensinou a fazer uma foccaccia, receita italiana de um pão que pode ser feito em uma assadeira.
A foccacia é um pão de assadeira italiano. — Foto: Sérgio Fernandes/G1
"Para quem não faz pão normalmente, vai ter um pouco mais de facilidade porque ela não tem muita necessidade de modelar a massa”, explica Di Poldo.
Antes de despertar o padeiro que existe em você, lembre-se de usar de usar máscara, caso tenha que sair para comprar algum ingrediente, de higienizar as embalagens dos produtos logo ao chegar em casa e de lavar bem as mãos.
Ordem da mistura dos ingredientes
“Todos os ingredientes têm uma função no pão. Se você abusar no sal, ele vai crescer pouco, vai demorar muito para crescer”, alerta o padeiro. No caso da foccacia, o sal deve ser acrescentado depois que a mistura de todos os ingredientes secos absorverem a água (veja receita abaixo). Assim, o sal não interage diretamente com o fermento.
Se a massa desmanchar, não se assuste!
O momento de acrescentar azeite de oliva à massa pode trazer preocupação para o padeiro iniciante. “Se eu coloquei o azeite e a massa começou a desmanchar, ficou estranha, segue que esse é o caminho”, tranquiliza Di Poldo. “A gordura, quando entra em contato com a massa vai ter essa característica mesmo”. É só continuar sovando que a massa chega ao ponto!
Tempo de sova e fermentação
Respeitar o tempo de sova é fundamental para misturar bem os ingredientes. — Foto: Sérgio Fernandes/G1
Respeitar o tempo de sova também é importante para que todos os ingredientes fiquem homogêneos na massa. Depois, é só deixá-la descansar por entre 30 minutos e uma hora. Di Poldo aconselha untar uma forma com azeite, colocar a massa e cobri-la com um pano limpo dentro do forno desligado. A dica é deixar ao lado um recipiente com água fervendo, para aumentar a temperatura e a umidade do ambiente e, assim, estimular a fermentação.
Em algumas regiões do Brasil, há relatos de pessoas que enfrentam dificuldades para encontrar o fermento biológico seco. Nesse caso, Mauro Di Poldo explica que ele pode ser substituído pelo fermento biológico fresco, mas a quantidade deve ser triplicada. No caso da nossa receita, por exemplo, em vez de acrescentar cinco gramas do produto seco, usamos 15 gramas do fresco.
Olho no forno!
Depois de todo esse trabalho, não dá para deixar sua obra de estreia queimar! Lembre de pré-aquecer o forno e não deixe de acompanhar o progresso. “Panificação e forno de casa não tem jeito: você tem que ficar de olho. Principalmente para quem não está acostumado a fazer pães em casa”, aconselha Di Poldo.
Deixe o pão 'respirar'
Foccacia tem que descansar por 15 minutos após sair do forno — Foto: Sérgio Fernandes/G1
Após tirar o pão do forno, é importante deixá-lo descansar – fora da forma - em cima de uma grelha. “Você não quer que ele ‘sue’ quando vem para a temperatura ambiente. Essa umidade vai para dentro da massa muito rápido. Às vezes ele fica empapuçado, muito úmido dentro. Não é bom”, esclarece Di Poldo.
Confira a receita
Para massa:
3 e ½ de xicaras (500g) de chá de farinha de trigo
5g de fermento biológico seco (não o químico) – ou 15g de fermento biológico fresco
2 colheres de sopa (25g) de açúcar refinado
1 e 1/3 de xícara de chá (325ml) de água
1 e ½ colher de chá (8g) de sal refinado
6 colheres de sopa (40g) da azeite extra virgem
Para cobertura:
Sal grosso a gosto
Azeite extra virgem a gosto
Alecrim a gosto
Preparo:
- Misturar bem os ingredientes secos (farinha, fermento e açúcar), menos o sal.
- Acrescentar a água e começar a sovar.
- Assim que a massa absorver a água, adicionar o sal.
- Sovar por cinco minutos e, quando a massa quase soltar dos dedos, misturar o azeite e sovar por mais 15 minutos.
- Untar uma superfície com óleo ou azeite, fazer uma “bola” com a massa e deixá-la fermentar por de 30 minutos a uma hora, coberta com filme plástico ou tecido limpo até que dobre de tamanho.
- Com as mãos, abrir a massa em uma assadeira de aproximadamente 35x25cm, untada com azeite. - - Cobrir com filme plástico ou um tecido limpo e deixar fermentar por aproximadamente uma hora, de preferência, em local quente. Pode ser dentro do forno, com a luz acesa ou pode-se colocar uma assadeira com água fervendo dentro do forno e deixar a focaccia fermentar lá dentro.
- Pré-aquecer o forno por 15 minutos na temperatura máxima.
- Molhar a ponta dos dedos no azeite e fazer furos na massa.
- Fazer a cobertura com o azeite, sal grosso e ervas e levar para assar a 200° C, por cerca de 30 minutos.
- Olhar a superfície e, quando estiver dourada, o pão está pronto!
- Resfriar em uma grelha.
- Servir.