São Paulo

Por Mel Trindade

É #FAKE que Moraes tenha pedido exame toxicológico para Boulos — Foto: Reprodução

Circulam nas redes sociais uma informação de que o ministro Alexandre de Moraes teria pedido um exame toxicológico para Guilherme Boulos (PSOL), candidato à Prefeitura de São Paulo. É #FAKE.

Selo #FAKE — Foto: G1

O conteúdo falso veicula uma foto do ministro com a legenda: "Urgente. Moraes dá 24 horas para Guilherme Boulos apresentar exame toxicológico".

O Fato ou Fake entrou em contato com a assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal (STF). Em resposta, o órgão respondeu que "não existe tal decisão".

Em uma busca processual no site do STF, não foi possível localizar nenhum processo que inclua solicitação de exame toxicológico ao candidato.

A publicação surgiu durante o contexto de falsas alegações feitas pelo candidato Pablo Marçal (PRTB). Durante a campanha, Marçal tem associado o candidato do PSOL ao uso de cocaína sem apresentar provas.

Nesta terça-feira (03), após votação unânime do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o coach postou um vídeo de resposta de Boulos em suas redes sociais.

O direito de reposta foi concedido após o tribunal entender que as alegações não foram comprovadas e apenas ofenderam o candidato. Marçal entrou com recurso contra a decisão, mas não foi aceito.

Segundo reportagem do jornal ‘Folha de S. Paulo’, Marçal usa um processo sobre porte de cocaína que, na verdade, tem como réu um candidato a vereador em São Paulo pelo Solidariedade que é homônimo do candidato do PSOL.

O homônimo se chama Guilherme Bardauil Boulos, que é candidato a vereador na capital paulista na chapa do prefeito Ricardo Nunes (MDB). O nome completo do candidato a prefeito pelo PSOL é Guilherme Castro Boulos.

De acordo com o jornal, Marçal usa uma lista de processos buscados na Justiça apenas com o filtro das palavras-chave "Guilherme" e "Boulos", e não pelo CPF, por exemplo.

Fato ou Fake Explica:

Veja também

Mais lidas

Mais da editoria

Mensagens atribuídas a Gabriel Galípolo foram publicadas em um mesmo perfil do X. O BC desmentiu as alegações. Advocacia-Geral da União pediu à Polícia Federal e à Comissão de Valores Mobiliários que apurem a origem das mensagens falsas.

É #FAKE que futuro presidente do Banco Central disse que considera 'artificial' a alta do dólar

Imagem falsa circula nas redes sociais como se fosse de um computador do Hospital Sírio-Libanês, onde presidente está internado. Lula está em plena recuperação e lúcido, segundo boletim médico.

É #FAKE imagem de suposto pedido de certidão de óbito de Lula

Médicos da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) desmentem alegações e afirmam que produto Insupril não tem eficácia contra a doença.

É #FAKE vídeo em que homem cita bactéria e recomenda produto para diabetes

É #FAKE imagem que simula página do g1 para pedir doações a criança com Linfoma de Burkitt

É #FAKE imagem que simula página do g1 para pedir doações a criança com Linfoma de Burkitt - Programa: G1 Fato ou Fake

Imagem foi criada com uso de inteligência artificial. Lula está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recupera de cirurgia na cabeça. Assessoria do presidente afirma que a foto é falsa e que nenhuma imagem foi feita do presidente no hospital.

É #FAKE foto que mostra Lula com a cabeça enfaixada - Programa: GloboNews Mais

Imagem falsa é usada em página que pede doações para criança supostamente com linfoma de Burkitt.

É #FAKE imagem que simula página do g1 para pedir doações a criança com Linfoma de Burkitt - Programa: G1 Fato ou Fake

O g1 não publicou uma página com esse título e conteúdo. A publicação é uma montagem fraudulenta.

É #FAKE página que imita aparência g1 e cita leilão dos Correios com Iphone e outros itens com lances a partir de R$ 87,17

O g1 não publicou página com esse título e conteúdo. A publicação é uma montagem fraudulenta. Latam alerta que links mencionados na mensagem falsa não correspondem ao site da empresa

É #FAKE página que imita aparência do g1 e menciona voos da Latam na Black Friday

Ministério da Fazenda diz que mensagem é falsa. Desinformação ocorre após Senado aprovar projeto que cria cadastro nacional de animais de estimação —o texto não inclui nenhum tipo de tributo.

É #FAKE que governo federal estuda criar imposto para donos de pets

Publicação mentirosa recicla mensagem falsa já checada em 2018. Presidente da Comissão de Anistia explica que Miriam não foi anistiada e nem pediu anistia.

É #FAKE que Miriam Leitão assaltou banco e que foi anistiada
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!