Por Camila Olivo, CBN

Tem circulado em grupos de Whatsapp uma mensagem que fala sobre a atualização de um aplicativo chamado "Whatsapp Gold" e sobre o envio de um vídeo que pode destruir o aparelho celular. A mensagem diz que "trata-se de um vírus e é sério". Mas ela é #FAKE.

selo fake - whatsapp gold — Foto: G1

Nas lojas de aplicativos tanto para celulares Apple quanto para aparelhos com sistema Android, não existe nenhum aplicativo chamado "WhatsApp Gold".

Apenas rodar um vídeo também não fará o usuário contrair um vírus no aparelho. Mas é sempre preciso atenção para não clicar em algum link malicioso.

A assessoria de imprensa do Whatsapp no Brasil diz que "trata-se de uma mensagem falsa".

A empresa lembra que nunca envia mensagens diretas aos usuários e reitera que o aplicativo é gratuito e que não é preciso fazer nada para usá-lo de graça.

O WhatsApp orienta ainda a sempre desconfiar de mensagens que apresentem erros gramaticais ou de grafia. A mensagem que tem viralizado tem erros de pontuação e, em certo ponto, exibe o termo "WhatsApp" escrito de forma errônea: "WattSapp".

Por fim, o Whastapp no Brasil pede que os usuários avaliem criticamente mensagens que peçam que algum conteúdo seja compartilhado com a lista de contatos.

Mensagem falsa que tem circulado no WhatsApp — Foto: Reprodução/WhatsApp

Não é a primeira vez que o termo "WhatsApp Gold" ganha relevância na rede. Em 2016, o G1 publicou uma resposta a uma usuária que havia recebido uma mensagem que falava da atualização do aplicativo.

Na época, o falso texto também alertava para um vírus. Não havia, de fato, um vírus, mas a mensagem continha um código que realizava um ataque por engenharia social redirecionando o usuário para páginas de assinaturas de serviços pagos.

  • Adicione nosso número de WhatsApp: +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Veja também

Mais lidas

Mais da editoria

Mensagens atribuídas a Gabriel Galípolo foram publicadas em um mesmo perfil do X. O BC desmentiu as alegações. Advocacia-Geral da União pediu à Polícia Federal e à Comissão de Valores Mobiliários que apurem a origem das mensagens falsas.

É #FAKE que futuro presidente do Banco Central disse que considera 'artificial' a alta do dólar

Imagem falsa circula nas redes sociais como se fosse de um computador do Hospital Sírio-Libanês, onde presidente está internado. Lula está em plena recuperação e lúcido, segundo boletim médico.

É #FAKE imagem de suposto pedido de certidão de óbito de Lula

Médicos da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) desmentem alegações e afirmam que produto Insupril não tem eficácia contra a doença.

É #FAKE vídeo em que homem cita bactéria e recomenda produto para diabetes

É #FAKE imagem que simula página do g1 para pedir doações a criança com Linfoma de Burkitt

É #FAKE imagem que simula página do g1 para pedir doações a criança com Linfoma de Burkitt - Programa: G1 Fato ou Fake

Imagem foi criada com uso de inteligência artificial. Lula está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recupera de cirurgia na cabeça. Assessoria do presidente afirma que a foto é falsa e que nenhuma imagem foi feita do presidente no hospital.

É #FAKE foto que mostra Lula com a cabeça enfaixada - Programa: GloboNews Mais

Imagem falsa é usada em página que pede doações para criança supostamente com linfoma de Burkitt.

É #FAKE imagem que simula página do g1 para pedir doações a criança com Linfoma de Burkitt - Programa: G1 Fato ou Fake

O g1 não publicou uma página com esse título e conteúdo. A publicação é uma montagem fraudulenta.

É #FAKE página que imita aparência g1 e cita leilão dos Correios com Iphone e outros itens com lances a partir de R$ 87,17

O g1 não publicou página com esse título e conteúdo. A publicação é uma montagem fraudulenta. Latam alerta que links mencionados na mensagem falsa não correspondem ao site da empresa

É #FAKE página que imita aparência do g1 e menciona voos da Latam na Black Friday

Ministério da Fazenda diz que mensagem é falsa. Desinformação ocorre após Senado aprovar projeto que cria cadastro nacional de animais de estimação —o texto não inclui nenhum tipo de tributo.

É #FAKE que governo federal estuda criar imposto para donos de pets

Publicação mentirosa recicla mensagem falsa já checada em 2018. Presidente da Comissão de Anistia explica que Miriam não foi anistiada e nem pediu anistia.

É #FAKE que Miriam Leitão assaltou banco e que foi anistiada
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!