Tem circulado em grupos de Whatsapp uma mensagem que fala sobre a atualização de um aplicativo chamado "Whatsapp Gold" e sobre o envio de um vídeo que pode destruir o aparelho celular. A mensagem diz que "trata-se de um vírus e é sério". Mas ela é #FAKE.
selo fake - whatsapp gold — Foto: G1
Nas lojas de aplicativos tanto para celulares Apple quanto para aparelhos com sistema Android, não existe nenhum aplicativo chamado "WhatsApp Gold".
Apenas rodar um vídeo também não fará o usuário contrair um vírus no aparelho. Mas é sempre preciso atenção para não clicar em algum link malicioso.
A assessoria de imprensa do Whatsapp no Brasil diz que "trata-se de uma mensagem falsa".
A empresa lembra que nunca envia mensagens diretas aos usuários e reitera que o aplicativo é gratuito e que não é preciso fazer nada para usá-lo de graça.
O WhatsApp orienta ainda a sempre desconfiar de mensagens que apresentem erros gramaticais ou de grafia. A mensagem que tem viralizado tem erros de pontuação e, em certo ponto, exibe o termo "WhatsApp" escrito de forma errônea: "WattSapp".
Por fim, o Whastapp no Brasil pede que os usuários avaliem criticamente mensagens que peçam que algum conteúdo seja compartilhado com a lista de contatos.
Mensagem falsa que tem circulado no WhatsApp — Foto: Reprodução/WhatsApp
Não é a primeira vez que o termo "WhatsApp Gold" ganha relevância na rede. Em 2016, o G1 publicou uma resposta a uma usuária que havia recebido uma mensagem que falava da atualização do aplicativo.
Na época, o falso texto também alertava para um vírus. Não havia, de fato, um vírus, mas a mensagem continha um código que realizava um ataque por engenharia social redirecionando o usuário para páginas de assinaturas de serviços pagos.
- Adicione nosso número de WhatsApp: +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)