Minas Gerais

Por Rodrigo Salgado, Jader Xavier, g1 Minas — Belo Horizonte


Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD), no estúdio da TV Globo em Belo Horizonte, para o último debate antes do 2º turno. — Foto: Douglas Magno/g1

Os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD), que vão se enfrentar no segundo turno das eleições 2024, participaram nesta sexta-feira (25) do debate da TV Globo.

Foi o último encontro antes do segundo turno, que acontece neste domingo (27). O debate foi conduzido pela jornalista Liliana Junger.

A equipe do Fato ou Fake checou algumas das principais declarações dos políticos. Leia abaixo, em ordem alfabética:

Bruno Engler (PL)

"Coronel Cláudia, a primeira mulher a comandar o policiamento da capital"

selo fato — Foto: g1

A declaração é #FATO. Veja por quê: A candidata a vice na chapa de Engler, Coronel Cláudia, foi a primeira mulher a assumir o comando de policiamento de Belo Horizonte, em 2013. Ela permaneceu no cargo até 2015, quando encerrou a carreira militar e entrou para a política no ano seguinte.

"Hoje a gente tem menos de 2.400 guardas [civis municipais em Belo Horizonte]"

selo não é bem assim — Foto: arte

#NÃOÉBEMASSIM. Veja por quê: O efetivo atual da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte é de 2.484 agentes, segundo a prefeitura. O número aumentou em julho, quando 197 novos servidores foram diplomados.

A quantidade está em conformidade com a Lei 13.022/2014, que estabelece que as guardas municipais não podem ter efetivo superior a 0,2% da população em municípios com mais de 500.000 habitantes.

De acordo com a legislação, Belo Horizonte – que tem 2.315.560 habitantes, segundo o Censo de 2022 – não pode ter mais de 4.631 agentes nem menos de 1.500.

O g1 procurou a assessoria do candidato, mas ainda não teve retorno.

Fuad Noman (PSD)

"Você aprovou, encaminhou seis projetos, e nenhum para Belo Horizonte"

selo não é bem assim — Foto: arte

#NÃOÉBEMASSIM. Veja por quê: Desde o primeiro mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), iniciado em 2019, Bruno Engler foi autor único de seis projetos de leis aprovados. Um deles, o Projeto de Lei 984/2019, tratava especificamente de Belo Horizonte.

A proposta sugere tornar o Núcleo de Atendimento à Mulher, que tem sede em BH, utilidade pública. O texto foi decretado como a lei ordinária 23.820 em junho de 2021.

Levando-se em consideração também os projetos em que Engler é co-autor, são, no total, 11 projetos que se tornaram lei.

O g1 procurou a assessoria do candidato, mas ainda não teve retorno.

"Nós já colocamos mais de 800 câmeras em parceria com a Polícia Militar"

selo fato — Foto: g1

A declaração é #FATO. Veja por quê: Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, foram instaladas 819 novas câmeras de segurança no Hipercentro e em outras partes da cidade.

No Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), local onde é feito o videomonitoramento das câmeras do município, são visualizadas imagens de 4.589 equipamentos.

Selo logo Fato ou Fake — Foto: g1

Fato ou Fake explica:

Veja também

Mais lidas

Mais da editoria

Mensagens atribuídas a Gabriel Galípolo foram publicadas em um mesmo perfil do X. O BC desmentiu as alegações. Advocacia-Geral da União pediu à Polícia Federal e à Comissão de Valores Mobiliários que apurem a origem das mensagens falsas.

É #FAKE que futuro presidente do Banco Central disse que considera 'artificial' a alta do dólar

Imagem falsa circula nas redes sociais como se fosse de um computador do Hospital Sírio-Libanês, onde presidente está internado. Lula está em plena recuperação e lúcido, segundo boletim médico.

É #FAKE imagem de suposto pedido de certidão de óbito de Lula

Médicos da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) desmentem alegações e afirmam que produto Insupril não tem eficácia contra a doença.

É #FAKE vídeo em que homem cita bactéria e recomenda produto para diabetes

É #FAKE imagem que simula página do g1 para pedir doações a criança com Linfoma de Burkitt

É #FAKE imagem que simula página do g1 para pedir doações a criança com Linfoma de Burkitt - Programa: G1 Fato ou Fake

Imagem foi criada com uso de inteligência artificial. Lula está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recupera de cirurgia na cabeça. Assessoria do presidente afirma que a foto é falsa e que nenhuma imagem foi feita do presidente no hospital.

É #FAKE foto que mostra Lula com a cabeça enfaixada - Programa: GloboNews Mais

Imagem falsa é usada em página que pede doações para criança supostamente com linfoma de Burkitt.

É #FAKE imagem que simula página do g1 para pedir doações a criança com Linfoma de Burkitt - Programa: G1 Fato ou Fake

O g1 não publicou uma página com esse título e conteúdo. A publicação é uma montagem fraudulenta.

É #FAKE página que imita aparência g1 e cita leilão dos Correios com Iphone e outros itens com lances a partir de R$ 87,17

O g1 não publicou página com esse título e conteúdo. A publicação é uma montagem fraudulenta. Latam alerta que links mencionados na mensagem falsa não correspondem ao site da empresa

É #FAKE página que imita aparência do g1 e menciona voos da Latam na Black Friday

Ministério da Fazenda diz que mensagem é falsa. Desinformação ocorre após Senado aprovar projeto que cria cadastro nacional de animais de estimação —o texto não inclui nenhum tipo de tributo.

É #FAKE que governo federal estuda criar imposto para donos de pets

Publicação mentirosa recicla mensagem falsa já checada em 2018. Presidente da Comissão de Anistia explica que Miriam não foi anistiada e nem pediu anistia.

É #FAKE que Miriam Leitão assaltou banco e que foi anistiada
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!