Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD), no estúdio da TV Globo em Belo Horizonte, para o último debate antes do 2º turno. — Foto: Douglas Magno/g1
Os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD), que vão se enfrentar no segundo turno das eleições 2024, participaram nesta sexta-feira (25) do debate da TV Globo.
Foi o último encontro antes do segundo turno, que acontece neste domingo (27). O debate foi conduzido pela jornalista Liliana Junger.
A equipe do Fato ou Fake checou algumas das principais declarações dos políticos. Leia abaixo, em ordem alfabética:
Bruno Engler (PL)
"Coronel Cláudia, a primeira mulher a comandar o policiamento da capital"
selo fato — Foto: g1
A declaração é #FATO. Veja por quê: A candidata a vice na chapa de Engler, Coronel Cláudia, foi a primeira mulher a assumir o comando de policiamento de Belo Horizonte, em 2013. Ela permaneceu no cargo até 2015, quando encerrou a carreira militar e entrou para a política no ano seguinte.
"Hoje a gente tem menos de 2.400 guardas [civis municipais em Belo Horizonte]"
selo não é bem assim — Foto: arte
#NÃOÉBEMASSIM. Veja por quê: O efetivo atual da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte é de 2.484 agentes, segundo a prefeitura. O número aumentou em julho, quando 197 novos servidores foram diplomados.
A quantidade está em conformidade com a Lei 13.022/2014, que estabelece que as guardas municipais não podem ter efetivo superior a 0,2% da população em municípios com mais de 500.000 habitantes.
De acordo com a legislação, Belo Horizonte – que tem 2.315.560 habitantes, segundo o Censo de 2022 – não pode ter mais de 4.631 agentes nem menos de 1.500.
O g1 procurou a assessoria do candidato, mas ainda não teve retorno.
Fuad Noman (PSD)
"Você aprovou, encaminhou seis projetos, e nenhum para Belo Horizonte"
selo não é bem assim — Foto: arte
#NÃOÉBEMASSIM. Veja por quê: Desde o primeiro mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), iniciado em 2019, Bruno Engler foi autor único de seis projetos de leis aprovados. Um deles, o Projeto de Lei 984/2019, tratava especificamente de Belo Horizonte.
A proposta sugere tornar o Núcleo de Atendimento à Mulher, que tem sede em BH, utilidade pública. O texto foi decretado como a lei ordinária 23.820 em junho de 2021.
Levando-se em consideração também os projetos em que Engler é co-autor, são, no total, 11 projetos que se tornaram lei.
O g1 procurou a assessoria do candidato, mas ainda não teve retorno.
"Nós já colocamos mais de 800 câmeras em parceria com a Polícia Militar"
selo fato — Foto: g1
A declaração é #FATO. Veja por quê: Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, foram instaladas 819 novas câmeras de segurança no Hipercentro e em outras partes da cidade.
No Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), local onde é feito o videomonitoramento das câmeras do município, são visualizadas imagens de 4.589 equipamentos.
Selo logo Fato ou Fake — Foto: g1
Fato ou Fake explica:
- VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
- Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)