Circula nas redes sociais uma mensagem que diz que o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, foi preso por crimes contra a humanidade e genocídio durante da pandemia do novo coronavírus. É #FAKE.
— Foto: g1
Parte da mensagem falsa diz: "Tedros Adhanom Ghebreyesus, o atual diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) foi preso pela Interpol e está preso por crimes contra a humanidade e genocídio. Isso ocorre quando as agências policiais em todo o mundo começaram a visar políticos, empresários e líderes corporativos por seu papel na “plandemia” e por empurrar vacinas desnecessárias e mortais para a população humana. A Interpol emitiu recentemente um mandado de prisão para Ghebreyesus."
Tedros Adhanom Ghebreyesus não foi preso pela Interpol. A Organização Mundial de Saúde disse ao Fato ou Fake por e-mail que a mensagem é falsa. Uma busca pelo nome de Tedros Adhanom Ghebreyesus no site da Interpol não revela qualquer menção a prisão ou pedido de prisão do diretor da OMS. Ele falou hoje publicamente sobre varíola dos macacos e Covid-19. Sua agenda de discursos tem se mantido regular nas últimas semanas.
A mensagem falsa que circula em português é uma tradução de uma mensagem falsa que circula em outros idiomas. O conteúdo foi publicado em um site em inglês que se apresenta como um espaço de sátiras. O mesmo endereço já abrigou outros conteúdos fraudulentos.
Tedros Adhanom Ghebreyesus orientou a resposta da OMS à pandemia de Covid-19. Antes de ser nomeado diretor-geral da OMS, atuou como ministro das relações exteriores da Etiópia de 2012 a 2016 e como ministro da Saúde da Etiópia de 2005 a 2012. Também trabalhou como presidente do conselho do Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária; presidente do conselho da Roll Back Malaria (RBM) Partnership; e copresidente do conselho da Partnership for Maternal, Newborn and Child Health.
Negacionistas e integrantes do movimento antivacina empregam o neologismo plan-demia para apresentar teorias conspiratórias sem base na realidade de que o vírus SARS-CoV-2 é parte de um plano de dominação.
A mensagem falsa em inglês foi checada em por Reuters, Leadstories e Newsweek. Em português, pelo Boatos.
É #FAKE que diretor da OMS Tedros Adhanom foi preso pela Interpol — Foto: Reprodução
Fato ou Fake Explica:
Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa
Como identificar se uma mensagem é falsa
- VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
- Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)