Prazer, Renata

No termo "responsabilidade afetiva" cabem alguns sentimentos essenciais em uma relação amorosa: empatia, respeito, honestidade e cuidado. Mas o que realmente significa? Neste episódio, Renata Ceribelli conversa com a psiquiatra e escritora Natalia Timerman, que explica e define o termo para os ouvintes. Autora de "Copo Vazio", livro cuja personagem principal sofre um ghosting, a especialista discute os efeitos da tecnologia nas relações amorosas e responde dúvidas de ouvintes sobre o tema.

"A responsabilidade afetiva é o exercício cotidiano de uma postura ética diante do outro, o que não significa não decepcionar o outro e que você não estará sujeito a frustrações.", afirma Natalia.

Neste episódio, ela explica sobre as consequências que a falta de responsabilidade afetiva pode gerar no outro e como o trauma pode dificultar o começo de novos relacionamentos.

"Irresponsabilidade afetiva gera irresponsabilidade afetiva e o contrário também. Quando a gente é responsável, a gente está aprendendo e ensinando ao mesmo tempo. A gente está instaurando uma maneira mais honesta e clara de se relacionar", defende.

Ouça outros episódios do 'Prazer, Renata':

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Todo domingo tem episódio novo.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!