Prazer, Renata

Homens e mulheres vivem o sofrimento amoroso de formas diferentes? Como voltar a confiar em alguém depois de uma relação traumática? Por que as pessoas evitam entrar em novos relacionamentos? Neste episódio, Renata Ceribelli conversa sobre essas questões com a psicóloga Valeska Zanello, que explica como funciona o que ela chama de dispositivo amoroso, ou seja, a construção social do amor. Professora do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília, a especialista defende que a pressão para estar em uma relação amorosa adoece as mulheres, o que dificulta que elas se libertem de relacionamentos abusivos.

"Você não tem que ficar preocupada e se cobrando para sair disso. O luto leva tempo. Se preocupe mais em fazer coisas proativas e em se dar prazer.", afirma Valeska.

Neste episódio, ela explica sobre a disparidade de poder em uma relação heterossexual e também tirou dúvidas de ouvintes do podcast sobre o tema.

"Os homens não perdem nas relações. Ele está casado, mas você cuida da casa. Ele chega à noite e já tem a comida, você já pegou a criança na escola. Quem não quer isso? Se lucra muito com a relação com uma mulher em função da assimetria.", explica.

Prazer, Renata com Beatriz Tupinambá — Foto: Fantástico

Ouça outros episódios do 'Prazer, Renata':

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Todo domingo tem episódio novo.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!