Por Fantástico


Manobra de Heimlich: como aplicar para salvar vida durante engasgo

Manobra de Heimlich: como aplicar para salvar vida durante engasgo

Os primeiros socorros são essenciais para salvar a vida durante processo de engasgo. Conheça como funciona a Manobra de Heimlich, que pode ser aplicada em crianças e adultos.

O pediatra Daniel Hilário, coordenador do SAVC (Suporte Avançado de Vida), lembra que todas as pessoas estão aptas a ajudar nos primeiros socorros. Mas ele lembra que o procedimento é diferente em bebês menores de um ano. Já em crianças, adolescentes e adultos, a aplicação é a mesma.

📌 Técnica para bebês menores de um ano:

  • 1- Reconhecer que o bebê está cianótico, sem respirar ou com muita dificuldade respiratória. Geralmente a boca fica roxa.
  • 2-Colocar o bebê sobre a nossa perna. Virar a cabeça dele para baixo, segura a boca até ficar meio aberta e fazer cinco compressões firmes contra o dorso dele. Bater na costas.
  • 3-São batidas vigorosas para que a gente consiga realmente empurrar esse corpo estranho. Não tenha medo de machucar a criança, porque a mão de baixo está protegendo a parte frontal do corpo dela.
  • 4-Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de volta para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
  • 5-Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
  • 6-Se ela não se recuperou, não está conseguindo respirar e a boca continua roxa, vire novamente para baixo, abre a boca e faço novamente a manobra.

O que vai acontecer com a criança se ela não se recupera?
"Ela pode vir a evoluir com uma parada cardiorrespiratória", diz o médico, que ensina como iniciar manobras de reanimação cardiopulmonar:

  • 1-Colocar o bebezinho apoiado na nossa coxa e aplicar cinco compressões bastante vigorosas no dorso.
  • 2-Retornar a criança para o seu colo. Observe se ela consegue expelir o corpo estranho e se ela tem respiração normal.
  • 3-Se ela não tem respiração normal, faça a manobra de cinco compressões torácicas na linha entre os mamilos do bebê. São cinco compressões usando os dois dedos.

A criança não se recuperou, continua roxinha e com dificuldades para respirar. O que fazer?
"Você precisa de ajuda. Leve a criança imediata para um hospital. Se o bebê não conseguisse sair do engasgo, ele vai acabar evoluindo para uma parada cardiorrespiratória. É necessário fazer a reanimação e de uma maneira muito simplificada, as mesmas compressões torácicas podem ser aplicadas", resume o especialista.

Como fazer reanimação cardíaca de maneira muito simplificada?
"A gente vai apertando, com dois dedos, contra o tórax do bebê enquanto a gente vai encaminhar essa criança para a unidade de saúde mais próxima. Ligue para o SAMU ou 190” , lembra o médico.

Por quanto tempo uma criança pode ficar engasgada?
“Muito pouco! A criança piora rapidamente quando a via está completamente obstruída por algum corpo estranho. Enquanto alguém está fazendo a manobra, se tiver mais gente por perto, a outra pessoa já tem que estar chamando ajuda", afirma o pediatra.

“Muitas pessoas acham que podem abrir a boca do bebê e retirar... Se após as manobras você conseguir enxergar o corpo estranho dentro da boca, você pode retirar. Mas não pode fazer uma busca ou enfiar o dedo e tentar tirar a esmo. Tem que enxergar realmente o corpo estranho, a fruta, o brinquedo dentro da boquinha do bebê...”

Se você não está enxergando nada estranho, cuidado!
“Corre o risco de você empurrar ainda mais esse corpo estranho para dentro da via aérea e piorar ainda mais o caso. O ideal é fazer a manobra, tentar expelir, desobstruir...”, diz o pediatra.

É necessário ver o alimento sair?
“Sim. São três tentativas da manobra. Você só interrompe essas tentativas se realmente enxergou o que houve, a saída do corpo estranho”

Se o bebê começou a recuperar a cor, se a respiração começou a melhorar, a manobra foi realizada com sucesso!

📌 Técnica para crianças com mais de um ano:

  • 1-Viramos a criança e identificamos se ele já expeliu o corpo estranho. Se não, a gente vai fazer cinco compressões com os dois dedos da mão na linha entre os mamilos.
  • 2-Não está se recuperando, continua com a boca roxa e não consegue respirar, nós podemos repetir a mesma manobra com as compressões mais duas vezes.

Se o engasgo acontecer com uma criança maior ou um adulto, a manobra é bem diferente.

📌 Técnica para crianças maiores e adultos:

  • 1- Se a criança for pequena, ajoelhe atrás dela e abrace por trás. O ideal é apoiar ela contra o seu tronco.
  • 2-É necessário observar a região entre o umbigo e região de baixo do tórax
  • 3-Colocar a mão acima do umbigo e virar o nosso dedo polegar contra o tórax. Fazer o movimento para baixo e para cima que lembra a letra J. O objetivo é comprimir o diafragma para ajudar a criança a expelir o corpo estranho.
  • 4-Se for adulto, pode-se fazer o mesmo procedimento com ele em pé. Se posicione atrás dessa pessoa e faça o mesmo movimento. Coloque a sua mão acima do umbigo e vire o seu polegar contra o tórax. Fazer o movimento para baixo e para cima que lembra a letra J. Tente realmente expelir o corpo estranho da via aérea dessa pessoa.

Quanto tempo podemos fazer essa tentativa?
“Se a partir da primeira tentativa a criança não responde ou não consegue respirar, ela pode estar evoluindo para um quadro de parada cardiorrespiratória. Peça ajuda! Precisa acionar 190 e tentar uma reanimação cardiopulmonar. Faça até 3 tentativas... Se a pessoa não expelir o objeto, vai ser necessário um profissional ou alguém habilitado para iniciar os passos de reanimação cardiopulmonar”

O curso de primeiros socorros é obrigatório em creches e escolas. As pessoas podem ajudar?
“Sem dúvida! O curso é completo e dura seis horas. Essa operação tem que ser muito rápida e precisa de pessoas preparadas”, resume o médico.

VEJA A REPORTAGEM COMPLETA:

Polícia conclui que bebê que morreu após engasgar com maçã em creche em Petrópolis (RJ) foi vítima de negligência

Polícia conclui que bebê que morreu após engasgar com maçã em creche em Petrópolis (RJ) foi vítima de negligência

➡ Ouça os podcasts do Fantástico

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!