16/12/2016 06h47 - Atualizado em 16/12/2016 06h47

Nível do rio Itapemirim sobe e invade ruas de Cachoeiro, ES

Situação é de atenção no município, que já tem ruas alagadas.
Na manhã desta sexta-feira (16), a chuva continuava a cair no município.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

O nível do rio Itapemirim, que corta o município de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul Espírito Santo, subiu após as fortes chuvas que caíram na região nesta quinta-feira (15) e na madrugada desta sexta-feira (16).

Ruas da cidade que ficam próximas ao rio foram tomadas pela água. Na quinta-feira, o rio tomou conta das ruas do bairro Coronel Borges. A água invadiu várias casas do bairro, o campo de futebol que fica no local ficou completamente alagado.

O comerciante Flávio tirou equipamentos que tinha dentro da loja porque ficou com medo dos alagamentos. “Tem uma parte de cima, que já passamos tudo para lá, e o que tinha embaixo colocamos em cavalete, mas tem uns amigos que estão ilhados ainda”, disse o comerciante Flávio Melo.

No Centro, garagens de prédios e estacionamentos ficaram cheios de água. Na avenida Beira Rio, embaixo da ponte de ferro, os carros ainda conseguiam passar, mas por volta das 16h o trânsito foi fechado.

Chuva em Cachoeiro de Itapemirim na tarde desta quinta-feira (15) (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Chuva em Cachoeiro de Itapemirim na tarde desta quinta-feira (15) (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Na sede da Defesa Civil do município aconteceu uma reunião com o prefeito, Corpo de Bombeiros e representantes de secretarias municipais.

Na manhã desta sexta, a água do rio chegava próximo à ponte. Toda a cidade está em alerta Alguns pontos da avenida Beira Rio, por exemplo, precisaram ser interditados. Algumas casas já foram alagadas.

Defesa Civil
No balanço da Defesa Civil divulgado na tarde desta quinta, foram registradas ocorrências de alagamentos em diversos pontos da cidade, mas os prejuízos ainda são contabilizados. Segundo a prefeitura, seis famílias ficaram desalojadas.

Ao longo do dia, o nível do rio Itapemirim subiu, chegando a 4,30 metros acima do normal às 17h30, de acordo com a Defesa Civil Municipal. As pontes podem ser interditados caso a correnteza ameace as estruturas.

Houve transbordamento das águas do rio e de córregos em alguns pontos, como no Centro, bairros Independência e Coronel Borges (onde a rua Amilcar Figliuzi teve trecho interditado) e nos distritos de Conduru, Pacotuba e Coutinho.

O acesso à avenida Beira Rio pela Praça Jerônimo Monteiro teve que ser bloqueado em função do acúmulo de água no trecho sob a Ponte de Ferro. A Secretaria Municipal de Defesa Social orienta os condutores a buscarem rotas alternativas.

Também foram registrados pontos de alagamento nos bairros Monte Cristo e Aeroporto. No bairro Zumbi, um muro cedeu e, no Alto Novo Parque, parte de uma escadaria desabou. A queda de árvores interditou parcialmente a rodovia ES-164, na altura do bairro Village da Luz.

veja também