Durante a primeira semana no mês de abril, foram notificados 246 casos de dengue no Espírito Santo, 208 a menos que na semana anterior, última do mês de março, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ao todo, desde o início de 2012, já foram 7.283 casos da doença em todo o estado, sendo 199 pacientes sob suspeita da forma mais grave de dengue, a hemorrágica, e duas mortes, que ainda estão sendo investigadas.
Desde o início do mês de abril, o município que vem apresentando maior incidência da doença é Mucurici, na região Norte. Guaçuí, no Sul do estado, Sooretama e Pinheiros, também na região Norte, e Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo, também estão entre os cinco municípios com mais casos da doença em abril.
Dengue tipo 4
No dia 4 de abril, a Sesa confirmou os primeiros casos de dengue tipo 4 no Espírito Santo. Ao todo, três pacientes apresentaram o sorotipo. Esta foi a primeira vez que o estado registra casos deste tipo da doença. Segundo a Sesa, a doença não é mais grave que os demais tipos, e as ações de prevenção são as mesmas adotadas nos outros casos. Os pacientes que apresentaram a doença são de Guarapari, Cariacica, e Serra, municípios da região metropolitana do estado.
Como se prevenir
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.