A moda de pintar paredes pela metade ou misturar duas cores, separadas por uma linha horizontal, vem ganhando “novos ares” há relativamente pouco tempo, tanto no Brasil como no exterior. O fato é que esse tipo de pintura já foi muito utilizado em outros períodos da história, em forma de barrados largos, tanto no teto quanto nos rodapés, e painéis de madeira – a clássica “boiserie”, que está de volta.
Por aqui, os vestígios desse estilo aparecem em casarões e fazendas coloniais. Mas em tempos de “street art”, a pintura decorativa ganha novos ângulos, formas geométricas e até mesmo o teto entra na onda. “Observamos a volta de uma preocupação ‘ornamental’ na decoração e, com isso, uma redescoberta do poder das cores na criação destas atmosferas cheias de estilo e personalidade. Daí, a cor se torna objeto de decoração”, diz a consultora de cores da Suvinil, Ana Kreutzer.
estilo e sensação do ambiente.
Para a profissional, a escolha das combinações de cores vai definir o estilo e sensação do ambiente, que pautará ou será pautado pelas cores dos móveis e objetos que irão compor o espaço. Ela ensina que a composição pode ser feita por duas cores claras, para um ambiente mais tranquilo.
Para a opção de um mix de tons claros com vibrantes, deve-se levar em conta as cores dos móveis com as cores da metade de baixo da parede, pode-se optar também por neutralizar a parte de baixo em função dos móveis e usar uma cor de destaque na parte de cima.
para um ambiente mais tranquilo.
Existem várias possibilidades para esse tipo de decoração. A meia parede com ou sem barrado é uma opção. O truque é observar a altura dos móveis e incluí-los de preferência dentro desta metade inferior, evitando conflito de linhas no campo visual. No caso de quartos, o modelo “cabeceira” tem sido um dos mais utilizados pelo o que podemos observar em nossas pesquisas, tanto delimitando a área da cama e criados-mudos, como abrangendo o resto da parede. Já para cantinhos com poucos móveis ou hall de entrada, estas alturas podem ser mais livres.
Faça você mesmo
O primeiro passo antes de começar a pintar é preparar a parede. Basta colocar a fita para fazer a divisão da pintura. Comece pela parte de cima, pois se houver respingos, é possível limpar e não estragar a pintura da outra metade da superfície. O procedimento é o mesmo usado para uma parede inteira, porém, a aplicação do produto é feita em duas cores diferentes. No apartamento do empresário Douglas Pichetti, as cores escolhidas foram bege e branco. “A sensação é que o ambiente fica muito maior. Para apartamentos pequenos, como caso do meu, com 40 m², funciona super bem. Eu mesmo fiz o trabalho e amei o resultado”, conta ele.
na luz real do ambiente.
Dicas valiosas - A profissional aconselha que os produtos escolhidos sejam à base de água, pois são fáceis de manusear e não deixam cheiro. Basta se atentar a algumas dicas:
- Faça o teste das cores para avaliar o tom escolhido na luz real do ambiente e também para tirar aquela dúvida sobre a tonalidade que mais agrada;
- Antes de iniciar a pintura, coloque roupas confortáveis. Opte por camisas de mangas compridas e não se esqueça dos óculos para proteger os olhos;
- Forre o chão com jornal, lona ou papel específico para proteger dos respingos;
Cubra os móveis com plástico e as maçanetas com papel alumínio;
ganha novos ângulos, formas geométricas e até
mesmo o teto entra na onda.
- Defina a área a ser pintada e coloque fita crepe ao redor das portas e batentes;
- Dilua a tinta conforme indicado na embalagem, coloque-a no recipiente e molhe o rolo, retirando o excesso do produto;
- Faça um “W” na parede e preencha as letras espalhando a tinta;
- Depois desse processo, deixe a tinta secar por pelo menos 4 horas. Se o dia estiver úmido ou chuvoso, o ideal é deixar o produto secar por 8 horas;
- Aplique mais uma demão e respeite o mesmo tempo de secagem;
- Caso tenha sobrado tinta, guarde-a conforme indicado na embalagem.
Para saber mais notícias sobre decoração, acesse: https://bit.ly/DicasParedesPintadas