As cores influenciam diretamente no nosso humor. A mistura de amarelo com vermelho, por exemplo, estimula a fome em nós (não é à toa que a combinação é muito usada em restaurantes). Já o azul e tons claros nos passam uma sensação de tranquilidade.
Tudo isso deve ser levado em conta na hora de escolher a cor para cada ambiente da casa. “Acredito que as áreas de descanso devem ter tonalidades mais calmas, como o verde-água e o azul”, afirma a arquiteta Cilene Monteiro Lupi, de São Paulo.
“Já os vermelhos, amarelos e laranjas, eu recomendo deixar para as áreas de comida, como sala de jantar e cozinha”, ensina ela, que também recomenda as mesmas cores na varanda e área gourmet. Na sala do home theater, para criar um clima de cinema, vale investir em uma cor mais escura, como o cinza.
conta das almofadas e dos móveis.
Adepta de um estilo mais clean, Cilene é fã das tonalidades neutras, como areia, palha, nude e a cartela de cinzas. “A combinação dessas cores com objetos de madeira proporciona uma sensação de aconchego e um visual atemporal”, acredita.
Como são neutros, eles estão liberados para todos os ambientes. “Aí, basta pincelar pontos de cor com almofadas e objetos de decoração”, afirma a especialista.
Quer saber mais dicas de decoração? Acesse: https://bit.ly/EscolhaDasCores