Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo), a venda de imóveis usados no estado teve uma queda de 3,07%. Já a locação de casas e apartamentos cresceu 2,68%.
De acordo com os dados, nos três primeiros meses do ano, as vendas acumulam um saldo negativo de 7,93%. Em contrapartida o número de imóveis alugados tem um saldo positivo de 34,26%. “É o efeito da crise, que desemprega, reduz a renda das famílias e as obriga a adiar o sonho de ter a casa própria”, disse José Augusto Viana Neto, presidente do Creci.
Das quatro regiões que compõem a pesquisa, as vendas de imóveis usados na capital paulista em março foram 18,39% menores em relação a fevereiro. Houve queda também no litoral, de 13,63%, e nas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Guarulhos e Osasco, onde a redução nas vendas foi de 52,73%. Só no Interior se vendeu mais em março, 60,7% acima de fevereiro.
Nas 37 cidades onde a pesquisa foi realizada, 59,12% venderam apartamentos e 40,88% venderam casas. A maioria desses imóveis, exatamente 65,2% foram vendidas por até R$ 300 mil.
Quer saber mais notícias sobre o mercado imobiliário? Acesse: https://bit.ly/LocacaovsVendaSP