Com os anos e o avanço tecnológico, os aparelhos de televisão deixaram de ser aquelas caixas enormes e foram ficando cada vez mais compactos, menores e mais finos.
O melhor é que, com os apartamentos cada vez com metragens menores, ficou mais fácil de encaixar a televisão na decoração da casa sem perder o charme do projeto de decoração. Elas podem, simplesmente, ser penduradas na parede, sem mistério nenhum. Mas, para quem escolhe esta opção, pode fazer uso de uma peça que se tornou um verdadeiro coringa na hora de decorar: o painel para tv.
A vantagem dos painéis para televisão é que eles são bastante versáteis e podem muito bem ter o estilo do dono da casa, sendo mais coloridos ou mais sóbrios, grandes ou pequenos. Os painéis também podem ter diversos acabamentos e formatos.
“Os painéis para TV podem ser em madeira, MDF ou MDP, revestimentos tipo 3D, pedras naturais ou um simples papel de parede. O material escolhido depende do conceito da ambientação”, explica a arquiteta Luciana Aguiar.
A peça pode ser encomendada de acordo com a necessidade e gosto do morador, mas também pode ser comprado já pronta. O importante é ter as medidas exatas do tamanho do painel desejado, já que ele deve ser pelo menos 15 centímetros maior do que a televisão. No caso de comprar já pronto, também é fundamental tomar conhecimento de qual peso máximo ele aguenta e quais os tamanhos de aparelhos ele comporta.
ser funcionais.
Outro ponto positivo é que os painéis para televisão podem se tornar funcionais para quem precisa de espaço para guardar objetos. “Todos os modelos permitem acoplar ao desenho outros elementos como prateleiras ou nichos”, acrescenta a arquiteta do escritório Studio A.
O painel ainda é solução prática, não apenas por otimizar o espaço, mas também porque é possível passar a fiação por trás dele sem precisar rasgar a parede. “A vantagem do painel de madeira avançado da parede é que a fiação fica solta por trás dele, enquanto que nos outros é preciso embutir na parede toda a fiação”, ressalta Luciana.
No entanto, o painel giratório exige mais cautela porque, apesar de existirem hoje em dia suportes bem práticos, é necessária uma infraestrutura de cabeamento e fiação de forma correta para que não fiquem aparentes.
Dicas
• Colocar o painel em uma parede de destaque do ambiente;
• Fugir de paredes que ficam opostas às janelas por conta do reflexo;
• A distância varia de acordo com o tamanho da TV – quanto mais polegadas, maior a distância que o sofá deve ter dela. Usualmente é trabalhada uma distância de 1,8 m a 2 m para uma TV de 32 polegadas.
Leia mais notícias sobre decoração. Acesse: https://bit.ly/1Qap11V